Informação é com a gente!

11 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

11 de fevereiro de 2026

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para veículos adquiridos por pessoas com deficiência auditiva

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025

Com o objetivo de ampliar a inclusão social e assegurar igualdade de oportunidades, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou uma indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) propondo a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
(ICMS) para a compra de veículos para pessoas com deficiência auditiva.

A medida busca alterar o Decreto Estadual  22.721/2018, ampliando o rol de beneficiários já contemplados com o benefício fiscal. A proposta da parlamentar é um item do decreto que regulamenta o ICMS no estado passe a incluir expressamente as pessoas com deficiência auditiva, conforme definição estabelecida na Lei Federal 14.768 de 2023. Atualmente, o benefício é restrito a outras categorias de pessoas com deficiência, o que, segundo Cláudia, configura uma injusta exclusão.

“A inclusão das pessoas com deficiência auditiva nas isenções de ICMS representa um avanço importante na garantia de direitos, corrigindo uma lacuna histórica e promovendo mais acessibilidade e mobilidade para esse público”, destacou a deputada.

Página inicial / Cidadania / Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para veículos adquiridos por pessoas com deficiência auditiva