O Citroën Basalt recebeu nota zero no teste de segurança realizado pelo Latin NCAP, conforme divulgado nesta terça-feira (14). A avaliação varia de zero a cinco estrelas e o instituto avaliou a versão mais básica do SUV. O modelo repetiu o desempenho do Citroën C3 Aircross, que também foi avaliado com nota zero.
Desempenho em testes
De acordo com o Latin NCAP, o Basalt apresentou uma estrutura instável no teste de colisão frontal, com um reforço estrutural assimétrico que não garantiu a proteção adequada ao motorista e ofereceu ainda menos segurança ao passageiro. Durante o impacto, foi identificada baixa eficiência do cinto de segurança, que não tensionou corretamente, resultando em risco de lesão na região do peito.
“A Stellantis continua tomando decisões que comprometem diretamente a segurança de quem viaja em seus veículos na América Latina. Dez modelos testados desde 2020 – incluindo o Citroën Basalt, com estrutura instável, proteção lateral deficiente e sem ADAS – evidenciam uma política que mantém padrões muito abaixo dos oferecidos em outras regiões”, aponta Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.
A nota zero também foi influenciada pela falta de airbags laterais para a cabeça e pela ausência de sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), tecnologias que auxiliam em situações de emergência, como o freio automático para evitar colisões.
Proteção a crianças
Apesar do desempenho insatisfatório na proteção para adultos, o Citroën Basalt obteve bom resultado nos testes com bonecos que simulam crianças. No teste com um boneco de três anos, posicionado de costas em uma cadeirinha com fixação Isofix, a cabeça não foi exposta durante o impacto frontal. O teste com um boneco de um ano e meio também foi elogiado, com a cabeça do boneco demonstrando proteção quase total.
Contudo, o boneco de três anos bateu a cabeça em partes internas do veículo durante o teste de impacto lateral, prejudicando a nota geral. A ausência de um botão para desativar o airbag frontal, necessário ao instalar uma cadeirinha no banco dianteiro, também contribuiu para a avaliação negativa.
Histórico da Stellantis
O desempenho da Stellantis nos testes de segurança tem sido consistentemente baixo. O melhor resultado recente para um veículo vendido no Brasil foi em 2018, com as quatro estrelas da Fiat Toro. A Stellantis foi fundada em 2021, resultante da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o grupo PSA.
Confira abaixo as notas de outros modelos do grupo Stellantis, segundo o Latin NCAP:
- Peugeot 2008 (junho de 2025): 1 estrela
- Citroën C3 Aircross (novembro de 2024): 0 estrela
- Fiat Pulse (dezembro de 2023): 2 estrelas
- Citroën C3 (julho de 2023): 0 estrela
- Jeep Renegade (julho de 2023): 1 estrela
- Fiat Strada (outubro de 2022): 1 estrela
- RAM 700 (outubro de 2022): 1 estrela
- Fiat Argo e Cronos (dezembro de 2021): 0 estrela
- Peugeot 208 (dezembro de 2021): 2 estrelas
“É preocupante ver que fabricantes de veículos líderes, como alguns do grupo Stellantis, continuem oferecendo modelos com desempenho de segurança tão baixo, como se as vidas na América Latina e no Caribe não importassem tanto quanto as da Europa”, comentou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.
Procurada pelo g1, a Stellantis afirmou que todos os seus modelos atendem às regulamentações nacionais e internacionais vigentes, e que passam por rigorosos testes no Safety Center em Betim (MG). A empresa também ressaltou que a segurança é um conceito desenvolvido desde o início do projeto do veículo, e que o Basalt possui uma estrutura robusta e tecnologias de proteção.