//

Cirone Deiró quer que Ibama dê prazo para produtores possam se regularizar

peixe-post-madeirao-48x48

Cirone Deiró quer que Ibama dê prazo para produtores possam se regularizar

peixe-post-madeirao

O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) participou de reunião na última quarta-feira (21), em Brasília, com o presidente do Ibama, Rodrigo Augustinho, em busca de soluções para os embargos de propriedades rurais do Estado. Ele pediu que o Ibama estabeleça um prazo para que os produtores possam regularizar suas propriedades. “Podemos fazer uma frente de trabalho com a participação de técnicos do Ibama, representantes dos produtores, da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado, para buscar uma solução para esse impasse”, disse.

Durante sua fala na reunião, Cirone relacionou as particularidades do Estado, em relação a produção agropecuária. Ele lembrou que diferente de outras regiões, Rondônia depende do que é produzido na área rural. “Temos 17 milhões de cabeça de gado, recebemos o título de melhor café do Brasil e nossa agricultura familiar é responsável por 90% de nossa produção”, explicou.

Valorização

Cirone disse que é a favor do desmatamento zero e que tem conhecimento da importância do trabalho do Ibama, mas que as mais de 5 mil propriedades embargadas pela normativa 15/2023, precisam ter um prazo maior para se regularizarem. “Temos que valorizar a pessoa que levanta na madrugada para tirar o leite ou cuidar de seus plantios e lembrar que são elas que abastecem nossas mesas”, disse.

Quanto a posição do presidente do Ibama, durante a reunião, Cirone informou que os representantes de Rondônia ficaram otimistas. “O presidente disse que vai estudar nossas reivindicações junto com o Ministério do Meio Ambiente e outros organismos do Governo Federal e se mostrou favorável a estabelecer novos prazos para que possamos buscar a regularização dessas propriedades embargadas”, disse.