Informação é com a gente!

12 de março de 2026

Informação é com a gente!

12 de março de 2026

Cirone Deiró explica aplicação da lei que instituiu a Semana da Mãe Atípica

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Durante o pequeno expediente da sessão ordinária desta terça-feira (17), o deputado Cirone Deiró (Podemos) destacou a criação da Lei 4615, que instituiu em Rondônia a Semana da Mãe Atípica.

O projeto de lei que originou a norma foi trazido pelo parlamentar juntamente com várias mulheres, onde mães com deficientes físicos ou algum transtorno agora têm na terceira semana de maio a Semana da Mãe Atípica. “É importante nós, como sociedade, ver o Estado nesse apoio a essas mães. Em Rondônia temos várias mulheres que tiveram seus filhos com alguma deficiência, foram abandonadas pelos cônjuges, e hoje são pai e mãe, sustentam a família e não podem se socializar devido às tarefas dentro de casa e aos cuidados com os filhos. Essa é a primeira lei do Brasil”, explicou Cirone Deiró.

Ele acrescentou que nesta semana, junto com diversas mães, vem apresentando lives, trazendo conscientização à sociedade sobre esse tema. O deputado Cirone Deiró citou, também, que foi elaborada por ele, juntamente com policiais e bombeiros militares de Rondônia, a Lei 5344/2022, normatizando o direito de pais e mães terem o tempo hábil para dar assistência e pessoas da família com deficiência.

“A elaboração ficou a cargo de uma comitiva, porque precisa passar por alguns comandos. Essas pessoas eram submetidas a constrangimento por não ter autorização desse tempo de 20 horas concedido por lei”, destacou o parlamentar.

Tchau Poeira

Cirone Deiró agradeceu ao governador Marcos Rocha, ao diretor do DER, coronel Eder, e ao ex-diretor Elias Rezende, pelo trabalho desenvolvido pelo Tchau Poeira em Cacoal. Ele lembrou que as atividades foram iniciadas no distrito de Riozinho, se estendendo a Santo Antonio e Monteiro Lobato.

O deputado especificou que na semana passada as máquinas estavam na 7 de Setembro, em um projeto de R$ 18 milhões de investimentos do governo em Cacoal. “O asfalto antigo, com fissura, que todo ano deveria ser reparado, agora dá trafegabilidade e qualidade de vida, para não precisar todo ano a prefeitura ficar gastando com asfalto, e também está sendo feito mais 12 quilômetros de asfalto novo. Recebemos demanda da sociedade e através da nossa intervenção isso está acontecendo”, complementou.

O parlamentar citou, ainda, ações do Governo na Cidade, com obras na praça no Village do Sol, praça no Centro e praça no Morada do Bosque, além de revitalização do Teleclube, proporcionando o encontro das famílias em Cacoal.

Página inicial / Política / Cirone Deiró explica aplicação da lei que instituiu a Semana da Mãe Atípica