Foto: Reprodução/Governo do Amapá
O Círio de Nazaré, uma das maiores e mais tradicionais manifestações de fé da Amazônia, acontece neste domingo (12) em Macapá (AP). Para quem não puder comparecer, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) preparou o projeto Círio na Rede, com transmissão ao vivo para toda a região.
A procissão, que homenageia Nossa Senhora de Nazaré, começa a ser transmitida às 6h (horário de Brasília) pelo canal Amazon Sat, alcançando Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. Além disso, a população pode acompanhar a emoção do evento pelo Portal Amazônia e pelo G1 Amapá.
Segundo Lemmos Ribeiro, coordenador do Amazon Sat, a transmissão do Círio de Macapá valoriza a importância cultural e religiosa da celebração para a Amazônia. “Transmitir esse evento é uma oportunidade única de preservar e divulgar uma das mais belas expressões de fé e tradição da nossa região. A fé no Círio está profundamente ligada à nossa identidade e à nossa linha editorial. Para muitos, essa transmissão também é uma chance de reviver a tradição, especialmente para aqueles que estão distantes de sua cidade natal”, explica.
Ações e iniciativas para os fiéis
Além da transmissão, o Círio na Rede promove diversas iniciativas para envolver a comunidade e garantir a acessibilidade e sustentabilidade durante a celebração. Entre elas, uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, em parceria com a Diocese de Macapá. As doações podem ser trocadas por brindes com a marca do evento, incentivando a solidariedade e auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade.
Para pessoas com deficiência (PCDs), haverá um espaço exclusivo e adaptado na Praça Santuário de Fátima, com equipe de apoio para garantir conforto, segurança e participação plena. O projeto também prevê a distribuição gratuita de água, coleta seletiva de resíduos e campanhas educativas.
O Círio de Nazaré em Macapá atrai cerca de 250 mil fiéis todos os anos, consolidando-se como um dos maiores eventos religiosos da Amazônia. A celebração, que acontece sempre no segundo domingo de outubro, inclui missas, procissões e apresentações culturais que celebram a devoção a Nossa Senhora de Nazaré.
O projeto Círio na Rede conta com o apoio da Prefeitura de Macapá, Geap Saúde, Grupo Equatorial, Diocese de Macapá, Águas da Amazônia, Exército Brasileiro e Tratalyx.











