Os pequenos devotos de Nossa Senhora de Nazaré têm um momento especial dedicado a eles durante o Círio em Belém (PA). A Romaria das Crianças, que ocorre no primeiro domingo após a grande procissão – este ano, no dia 19 de outubro – é uma oportunidade para os mais novos celebrarem sua fé e receberem as bênçãos da santa.
Criada em 1990, a Romaria das Crianças tem como objetivo fortalecer a devoção mariana entre os pequenos. A Imagem Peregrina é levada em uma berlinda, acompanhada pelos tradicionais Carros dos Anjos, em um cortejo animado por bandas musicais formadas por crianças e jovens do estado, além de um coral especialmente criado para a ocasião.
A 33ª edição da Romaria das Crianças é considerada a décima procissão oficial do Círio de Nazaré 2025. Segundo Mário Tuma Jr, diretor de procissões, a romaria é conhecida por ser um evento “colorido e tranquilo”, permitindo que cada participante se aproxime de Nossa Senhora em um ambiente familiar.
A saída da procissão será às 8h, da Praça Santuário, logo após a missa das 7h, presidida por Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo de Belém. O trajeto de 2,9 km seguirá pela Avenida Nazaré, Travessa 14 de Março, Avenida Governador José Malcher, Travessa Dr. Moraes, retornando à Avenida Nazaré e à Praça Santuário.
A Imagem Peregrina será conduzida no carro especialmente decorado para a Romaria das Crianças, com design de Vando Nascimento, acompanhada por quatro carros dos Anjos e três barcas com crianças da Guarda Mirim de Nazaré. Crianças de projetos sociais da Basílica Santuário, escolas e paróquias também participarão do evento.
Com dados do DIEESE, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) estima um público de cerca de 350 mil pessoas, entre crianças e adultos. A organização reforça que haverá acolhimento para crianças perdidas, apoio aos Guardas Mirins, pontos de doação de água e atendimento médico. Em caso de perda, o público deve procurar a Guarda de Nazaré, que encaminhará a criança ao centro de acolhimento na Concha Acústica da Praça Santuário, com apoio de pedagogos e psicólogos.
Durante o percurso, as crianças receberão pulseiras de identificação fornecidas pela Guarda de Nazaré. Grupos musicais como Adorar Jesus, o coral de alunos da catequese da Basílica Santuário e o coral da Paróquia Santa Cruz animarão a Praça Santuário, além de minicarros sonoros com a Banda Marcial Centro Martino Beltrame, de Benevides, sob a regência do maestro Amaury Piedade. A celebração será completada com a oração do terço Mariano e a leitura de salmos por uma criança.
O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.










