Secreatria de Saúde de Ji-Paraná promove ações do Agosto Dourado, em incentivo à amamentação

peixe-post-madeirao

Secreatria de Saúde de Ji-Paraná promove ações do Agosto Dourado, em incentivo à amamentação

peixe-post-madeirao
jipa AGOSTO DOURADO (2)

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou uma série de ações em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. O lançamento foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Brasília, na manhã desta terça-feira (10).

Durante o mês de agosto, serão realizadas ações em todas as UBSs do município, com palestras, atividades de entretenimento, bate-papo com as gestantes, entre outras ações que destacam a importância da amamentação, tanto para as mães, quanto para os bebês.

“Vamos passar uma série de dicas, em especial para mãe de primeira viagem, ensinando como lidar com as dificuldades do dia a dia, que sabemos que as mulheres enfrentam, mas que conseguimos sim solucionar e fazer com que o bebê tenha uma alimentação exclusiva, somente com o que ele precisa, que é o leite da mamãe”, explicou Rariene da Silva Leal Villa Nova, enfermeira responsável da UBS Nova Brasília.

O Agosto Dourado é uma campanha global para aumentar a conscientização e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno, melhor fonte de nutrição e proteção para os bebês. A cor dourada foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e simboliza o padrão ouro da qualidade do leite materno.

Nesta terça, as palestras foram ministradas pelas acadêmicas Elaine Camacho e Rafaela Damião, sob a orientação da nutricionista Dra. Thamara Thomazi. O tema do debate foi “Amamentar é quando o amor transborda em forma de alimento”.

“O Agosto Dourado é o mês de incentivo ao aleitamento materno, que é uma prática extremamente importante, para os bebês e também para as mães. O leite materno traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento do bebê”, detalhou a Dra. Thamara.