Ji-Paraná: Abertura do Outubro Rosa será no dia 1º

peixe-post-madeirao

Ji-Paraná: Abertura do Outubro Rosa será no dia 1º

peixe-post-madeirao
OUTUBRO ROSA - ARQUIVO (2)

A Prefeitura de Ji-Paraná, do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizará a abertura do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, no dia 1º, com realização de um pitstop no semáforo do cruzamento da rua 6 de Maio com a avenida Transcontinental (BR-364).

No mesmo dia, o DAB irá promover o Dia D da campanha, com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município atendendo, em livre demanda, somente às mulheres, facilitando o acesso aos serviços de Saúde ofertados pelo Município.

No pitstop, serão entregues panfletos com orientações sobre exames de prevenção referentes ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. Os folders contarão com toda a programação das ações que serão realizadas durante o mês de outubro.

Também serão realizados testes rápidos para a detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), consultas de enfermagem, consultas médicas, coletas de preventivos e orientações de prevenção referente ao câncer de colo de útero e mamas.

Preventivo

Durante todo o mês, serão realizados atendimentos voltados às mulheres, em horário noturno, das 18h às 22h, para coleta de preventivo, exames físicos de mamas e orientações. O atendimento acontecerá em, ao menos, quatro UBS do Município, sendo duas no primeiro distrito e duas no segundo distrito.

“Como estratégia para maior adesão à campanha, durante todo o mês de outubro, as UBS estarão realizando coletas noturnas de preventivo, tendo pelo menos quatro UBS em funcionamento todos os dias. Esse atendimento deverá ser agendado previamente pela paciente na UBS de referência”, destacou Paloma Ermani, diretora da Divisão dos Programas Estratégicos do DAB.

Conscientização

 O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a prevenção, controle e combate aos cânceres de mama e de colo do útero. A campanha foi criada, no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos.

Desde 2010, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) abraçou a campanha, incluindo o Outubro Rosa no calendário oficial da instituição. O mês é voltado para compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento.