Idosos comemoram o sucesso da primeira edição do Miss e Mister Terceira Idade do Viver Ativo

peixe-post-madeirao

Idosos comemoram o sucesso da primeira edição do Miss e Mister Terceira Idade do Viver Ativo

peixe-post-madeirao
Raimunda de Souza - Fotos Saul Ribeiro - Miss e Mister 3 Idade (7)

Em sua primeira edição, o desfile de Miss e Mister Terceira Idade do Viver Ativo foi sucesso garantido na tarde da sexta-feira (10), no Poliesportivo Sérgio Siqueira de Carvalho. O evento reuniu cerca de 60 idosos inscritos no projeto, idealizado pela Prefeitura de Porto Velho.

Alaíde Pereira Araújo foi uma das candidatas e mostrou todo seu charme
Alaíde Pereira Araújo foi uma das candidatas e mostrou todo seu charme

A animação tomou conta do local com muita música e apresentação do grupo de Carimbó do Centro de Convivência do Idoso (CCI), além do desfile dos dez candidatos à Miss e Mister Terceira Idade do Viver Ativo, sendo sete mulheres e três homens.

O evento realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) passa a ser inserido na programação anual da pasta.

A aposentada Alaíde Pereira Araújo, 72 anos, foi uma das candidatas. Há cinco anos participa do projeto Viver Ativo. Desde março de 2020, não se encontrava com as colegas do grupo, por conta da pandemia. Para ela, foi um momento muito difícil que enfrentou com a falta do convívio com amizades que fez no projeto e pela perda de um filho.

José Gonçalves ficou em segundo lugar no concurso
José Gonçalves ficou em segundo lugar no concurso

Já vacinada com a terceira dose, Alaíde afirma estar muito feliz. “É muito bom estar aqui novamente, de volta com as minhas fisioterapias, com minhas colegas e com as professoras que são maravilhosas. Estou feliz em participar pela primeira vez do desfile. Não importa quem for o vencedor, o importante é participar. A Prefeitura está de parabéns para nos ajudar a se movimentar e fazer novas amizades”, declarou.

José Gonçalves de Oliveira, aposentado de 73 anos, também desfilou pela primeira vez. Ele conta que sua saúde melhorou bastante após ingressar no projeto, há cerca de quatro meses. “Só estamos aqui graças a vacinação. A sensação de estar de volta com os colegas é motivo de muita alegria. Minha dica é que todos se vacinem, pois é bom tanto para os outros quanto para nós”, declarou José, que ficou em segundo lugar na premiação e terá a chance de realizar um sonho antigo, fazer uma viagem.

De acordo com a titular da Semes, Ivonete Gomes, o projeto Viver Ativo, implantando em 2017, vem sendo ampliado com as ações nos polos, contemplando um número maior de idosos.

O projeto atende, em sua totalidade, cerca de 200 idosos, com todos os equipamentos necessários para a atividade física orientada para a terceira idade. “Nossos idosos estão com saúde, melhorando sua autoestima. O projeto Viver Ativo mostra uma grande efetividade. E hoje, para encerrar com chave de ouro, nada melhor que esse desfile, revelando uma terceira idade cheia de sonhos e vaidades”, disse Ivonete Gomes.

Ainda segunda a secretária, há uma programação para ampliar o projeto em 2022. “Inclusive ampliarmos, também, mais polos, em diferentes bairros. Hoje, o evento está sendo realizado no tamanho que nossos idosos merecem”, destacou.

A mesa de jurados contou com a presença da primeira-dama de Porto Velho, Ieda Chaves. “O desenvolvimento desse projeto é de suma importância, uma vez que envolve os idosos, proporcionando a eles oportunidades de integração social e cuidados com a saúde. O projeto faz uma grande diferença para a terceira idade, ainda mais depois de quase dois anos em isolamento. É muito gratificante vê-los voltando e saber que a Prefeitura consegue proporcionar essas atividades aos nossos idosos”, destacou.

PREMIAÇÃO

Simpatia e charme não faltaram na passarela. Os candidatos estavam animados e capricharam no visual, na expectativa de ganhar a faixa.

O primeiro lugar do Miss e Mister Terceira Idade do Viver Ativo foi para Artur Lopes da Silva, 76 anos, e para Raimunda de Souza, 65 anos. Eles contam que não esperavam ganhar o prêmio, mas não podiam negar a ansiedade em ter participado.

“O importante foi participar. Minhas pernas tremerem de tanta emoção na hora do desfile. Estou muito feliz por esse momento e agradeço à Prefeitura de Porto Velho por proporcionar momentos agradáveis como este”, declarou a vencedora, que foi contemplada com uma viagem a Aparecida do Norte, um sonho de dona Raimunda que, agora, irá se tornar realidade.

“Estou muito feliz por esse momento, me sinto bem em fazer parte deste projeto. Confesso que não esperava ganhar, mas valeu a pena ter participado”, declarou Artur Lopes, que participa do projeto Viver Ativo há cinco anos.

Artur Lopes, ao centro, ficou com o primeiro lugar
Artur Lopes, ao centro, ficou com o primeiro lugar

O evento encerrou com uma homenagem especial às professoras do projeto Viver Ativo, Denise da Silva Cardoso, Patrícia Lemos Maus e Aline Tami.

Fizeram parte da mesa de jurados: a titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra; a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros; a adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Joelna Holder; a jornalista Maríndia Moura; a diretora do Centro de Convivência do Idoso, Rucicleia Botelho, entre outros convidados.