Informação é com a gente!

07 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

07 de janeiro de 2026

CIA avalia que aliados de Maduro são mais aptos a liderar Venezuela

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025

Relatório da CIA indica que EUA preferem continuidade de aliados de Maduro no poder na Venezuela, em detrimento da oposição

Uma avaliação sigilosa da CIA, apresentada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concluiu que lideranças leais ao presidente deposto da Venezuela, Nicolás Maduro – incluindo a atual presidente interina, Delcy Rodríguez – estariam mais bem posicionadas para manter a estabilidade do país caso Maduro perdesse o poder. A informação foi divulgada por duas fontes informadas sobre o assunto na segunda-feira (5).

As fontes, que solicitaram anonimato, confirmaram uma reportagem exclusiva do ‘Wall Street Journal’. Trump foi informado sobre o relatório, que foi compartilhado com um grupo restrito de altos funcionários de sua equipe de segurança nacional.

A avaliação da CIA teria sido um dos fatores que influenciaram a decisão de Trump de apoiar Rodríguez em vez da líder da oposição, María Corina Machado. A mudança de postura dos EUA em relação à Venezuela tem gerado debates e questionamentos sobre os interesses estratégicos envolvidos.

A Casa Branca se recusou a confirmar a reportagem. Em resposta a uma consulta, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou: “O presidente Trump é rotineiramente informado sobre a dinâmica política interna em todo o mundo. O presidente e sua equipe de segurança nacional estão tomando decisões realistas para finalmente garantir que a Venezuela se alinhe aos interesses dos Estados Unidos e se torne um país melhor para o povo venezuelano”.

A avaliação da CIA contrasta com a postura anterior dos Estados Unidos, que historicamente apoiaram a oposição venezuelana e buscaram a destituição de Maduro. A mudança de estratégia levanta dúvidas sobre os objetivos de longo prazo da política externa americana na região.

A decisão de Trump de apoiar Rodríguez, mesmo com seu histórico de lealdade a Maduro, sugere uma priorização da estabilidade e da manutenção de relações pragmáticas com o governo venezuelano, em detrimento da promoção da democracia e dos direitos humanos.

A reportagem do ‘Wall Street Journal’ e a subsequente confirmação por fontes internas indicam uma mudança significativa na política dos EUA em relação à Venezuela, com implicações importantes para o futuro do país e da região.

Com informações do G1

Página inicial / Mundo / CIA avalia que aliados de Maduro são mais aptos a liderar Venezuela