China e Estados Unidos anunciarão uma nova rodada de negociações comerciais na Malásia, em meio a uma escalada tarifária entre as duas maiores economias mundiais. O anúncio foi feito pelo Ministério do Comércio chinês nesta quinta-feira (23).
De acordo com o comunicado, o vice-primeiro-ministro He Lifeng liderará a delegação chinesa na Malásia entre os dias 24 e 27 de outubro, para discutir questões econômicas e comerciais com os Estados Unidos.
Reunião da ASEAN
A Malásia sediará, a partir de domingo (26), a reunião de cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que contará com a presença do presidente americano, Donald Trump.
As negociações na Malásia abordarão “questões importantes relacionadas com as relações econômicas e comerciais” entre os dois países, segundo o ministério chinês.
Expectativas de acordo
Na quarta-feira (22), Trump expressou otimismo em relação à possibilidade de um acordo comercial com o presidente chinês Xi Jinping. Ele também manifestou o desejo de discutir as compras chinesas de petróleo russo durante o encontro previsto para a próxima semana na Coreia do Sul.
“Acho que vamos fechar um acordo”, afirmou Trump a jornalistas, durante reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte. O presidente americano também indicou a esperança de um entendimento para a retomada das compras de soja dos EUA.
Após um período de relativa calma, China e Estados Unidos intensificaram a disputa comercial neste mês, após Pequim anunciar um maior controle sobre as exportações de terras raras e tecnologias relacionadas. Em resposta, Trump ameaçou impor tarifas adicionais de 100% sobre as importações da China e cancelar o encontro com Xi Jinping.
Com informações da agência France-Presse











