Há 37 anos, em 22 de dezembro de 1988, o líder seringueiro e ativista ambiental Chico Mendes era brutalmente assassinado com um tiro de escopeta nos fundos de sua casa, no interior do Acre. Sua morte causou comoção nacional e internacional, marcando um ponto de inflexão na luta pela preservação da Amazônia.
Chico Mendes, símbolo da resistência contra o desmatamento e patrono do meio ambiente, deixou um legado que continua vivo através de seus filhos, do Comitê Chico Mendes, e de diversas homenagens, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Via Chico Mendes e o Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco.
Sua história e mensagem inspiraram diversas produções cinematográficas que buscam manter viva a memória de sua luta. Confira cinco filmes que abordam a vida e o legado de Chico Mendes:
1. “The Burning Season / Amazônia em Chamas” (1994)
Estrelado por Raul Julia, este filme para TV retrata a trajetória de Chico Mendes, sua luta contra o desmatamento no Acre e os conflitos que culminaram em seu assassinato. A produção foi aclamada pela crítica e recebeu diversos prêmios, incluindo três Globos de Ouro.
2. “Chico Mendes: Eu Quero Viver” (1989)
Documentário brasileiro produzido logo após a morte de Chico, o filme reconstitui sua história e o impacto político e ambiental de sua atuação, com um forte tom de denúncia. O longa acompanha a criação da Aliança dos Povos da Floresta e a luta dos seringueiros pela demarcação de Reservas Extrativistas na Amazônia.
3. “Chico Mendes – O Preço da Floresta” (2010)
Dirigido por Rodrigo Astiz, o documentário foca no legado ambiental e social deixado por Mendes, abordando o custo humano da defesa da floresta e a realidade dos seringueiros.

4. “The 11th Hour” / “A 11ª Hora” (2007)
Documentário de Leonardo DiCaprio que discute o estado do meio ambiente e os problemas que ameaçam o planeta. Chico Mendes é citado como um dos líderes ambientais assassinados por defender a natureza.
5. “Cowspiracy” (2014)
O documentário aborda os impactos ambientais da pecuária e cita Chico Mendes como um mártir da defesa das florestas, dos povos tradicionais e da oposição à indústria agropecuária e ao desmatamento predatório na Amazônia.
Com informações do Portal Amazônia.











