A Chevrolet anunciou o lançamento de um novo SUV cupê, o Sonic, com produção prevista para 2026 na fábrica de Gravataí (RS). O modelo resgata o nome de um hatch descontinuado em 2014 e inaugura um novo segmento para a marca no Brasil.
“O novo modelo virá para complementar a gama de veículos da marca e estrear em um segmento estratégico, ainda não explorado pela marca, o dos SUVs cupês”, disse Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
Investimento e modernização
A unidade de Gravataí, que atualmente produz o Onix em suas versões hatch e sedã, passará por modernização com um investimento de R$ 1,2 bilhão, anunciado pela GM em 2024. Segundo Chamorro, esse valor visa “fortalecer e modernizar a nossa capacidade fabril neste complexo industrial”. A fábrica já produziu mais de 3 milhões de unidades do Onix, tornando-o o modelo mais fabricado pela Chevrolet no país, superando o Corsa em agosto deste ano.
Cenário do mercado SUV
A escolha por um SUV reflete a dominância desse tipo de veículo no mercado brasileiro desde 2020, em detrimento dos hatches. Milad Kalume Neto, consultor especializado no setor automotivo, explica que os hatches perderam atratividade devido à pequena diferença de preço em relação aos SUVs, que oferecem maior valor agregado e tecnologias mais recentes.
“Você tem valor agregado muito maior nos SUVs, que ganham novas tecnologias antes dos hatches”, comenta Kalume Neto. Ele destaca o lançamento recente de diversos SUVs compactos, como Renault Kardian, Peugeot 2008, Citroën Basalt, Volkswagen T-Cross e Nivus, além de versões híbridas do Fiat Pulse e do Fastback. O Volkswagen Tera e o Honda WR-V também se destacam, com o Tera liderando as vendas em outubro.
Histórico do Chevrolet Sonic
O Chevrolet Sonic foi vendido no Brasil entre 2012 e 2014, importado da Coreia do Sul e do México antes de ser produzido localmente. Utilizava a plataforma GSV/Gamma II, compartilhada com o Cobalt e a Spin, e era equipado com um motor Ecotec 1.6 de 16 válvulas, com potência de até 120 cv com etanol. O modelo se destacava pela oferta de dois airbags e ABS desde as versões mais simples, mas seu porta-malas era limitado a 265 litros na versão hatch.










