Com a nova Lei complementar n° 1.248, de 7 de agosto de 2024, o governo de Rondônia torna o Centro de Educação Técnico-Profissional na Área da Saúde (Cetas) em Instituto Estadual de Educação em Saúde Pública de Rondônia (Iespro), com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvendo os profissionais para atuação nas redes municipais e estaduais de saúde de Rondônia, contribuindo com pesquisas voltada à educação, inovação, tecnologia e gestão da saúde pública.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o instituto é um grande diferencial na saúde rondoniense. “Com a lei, o governo amplia a qualificação dos profissionais de saúde, fortalecendo e desenvolvendo, ainda mais, o SUS no estado, com a política de educação na saúde pública”, ressaltou.
RECONHECIMENTO PÚBLICO
Completando 20 anos de existência e atuação, o Iespro vem, ao longo dos anos, capacitando com qualificações os profissionais da área da saúde. A diretora da unidade, Luciene Carvalho, destacou a importância do reconhecimento público. “A lei vem para fortalecer o compromisso com o Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), uma realização que vem de um sonho do instituto para Rondônia, a partir de agora nós teremos um instrumento de gestão que irá promover parcerias com centros de pesquisas e outros institutos.”
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, salientou a importância da escola para o estado. “O Iespro é uma peça chave para o desenvolvimento em saúde, impactando diretamente a qualidade de vida dos cidadãos.”
QUALIFICAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL
Inicialmente criado pela Lei Estadual nº 1339 em 20 de maio de 2004, a escola estadual vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, faz parte das 36 instituições que compõem a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), oferecendo qualificação técnica-profissional gratuitamente aos servidores do Sistema Único de Saúde.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Centro de Educação Técnico-Profissional na Área da Saúde se torna Escola Estadual Superior em SUS apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.