Dados do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam um aumento significativo na diversidade étnica e linguística indígena no Brasil. O número de etnias indígenas declaradas subiu de 305 para 391, um crescimento de 30% em comparação com o Censo de 2010.
O levantamento também aponta para um aumento no número de línguas indígenas, que passou de 274 para 295, representando um incremento de 7%. Os estados do Amazonas, São Paulo e Bahia concentram a maior diversidade registrada.
Distribuição e Crescimento
De um total de 1,7 milhão de pessoas que se declararam indígenas no Brasil, aproximadamente 1,2 milhão (72% do total) também declararam sua etnia. Segundo o IBGE, esse crescimento é atribuído tanto a mudanças metodológicas na coleta de dados quanto ao fortalecimento do sentimento de pertencimento entre os povos indígenas.
As maiores concentrações étnicas foram identificadas em capitais como São Paulo (194 etnias), Manaus (186), Rio de Janeiro (176), Brasília (167) e Salvador (142). Fora das capitais, os municípios de Campinas (SP), Santarém (PA) e Iranduba (AM) destacam-se pela diversidade, com 96, 87 e 77 etnias, respectivamente.
Acesse o site do IBGE para consultar o mapa interativo e descobrir a diversidade indígena presente em cada município brasileiro.
Para informações sobre direitos dos povos indígenas e como denunciar violações, consulte a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).








