O Cemitério dos Inocentes, um dos mais antigos de Porto Velho, abriga a memória de mais de 35 mil pessoas. Inaugurado em 1915, o cemitério é um retrato da história rondoniense, guardando os restos de políticos, religiosos, comerciantes, médicos, intelectuais e figuras populares que contribuíram para a formação do estado.
Entre os milhares de sepultamentos, destacam-se personalidades que tiveram papel importante em diferentes momentos da história de Rondônia. Conheça seis delas:
Major Emanuel Silvestre Amarante
Conhecido como Major Amarante, foi militar do Exército Brasileiro, engenheiro, geógrafo, cartógrafo, explorador e sertanista. Ligado ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – inclusive, seria seu genro – Major Amarante auxiliou na instalação de linhas telegráficas e faleceu em 1929, aos 49 anos.
Joaquim Vespasiano Ramos
Poeta maranhense, Vespasiano Ramos se tornou figura conhecida em Porto Velho e teve seu nome homenageado em uma rua da cidade. Sua história se entrelaça com a região, tendo contraído malária nos seringais de Ariquemes, embora a causa oficial da morte tenha sido tuberculose, em 1920.
Miguel Chakian
Natural da Síria, Miguel Chakian foi um importante comerciante que chegou a Porto Velho em 1917. Sua família teve grande destaque na cidade, com seu filho, Thomaz Miguel Chakian, chegando a ser prefeito e suplente de deputado federal por Rondônia. Seu jazigo é um dos mais imponentes do cemitério.
George João Resky
Fundador do antigo Cine Teatro Resky, localizado próximo à Praça Marechal Rondon, no centro histórico de Porto Velho, George João Resky deixou sua marca na cultura local. Faleceu em 13 de março de 1963, aos 83 anos de idade.
Manoel Mendonça (Manelão)
Empresário e carnavalesco, Manoel Mendonça, o Manelão, foi o fundador da tradicional Banda do Vai Quem Quer. Seu enterro foi marcado por uma homenagem emocionante, com amigos tocando marchinhas de carnaval no cemitério. Manelão faleceu em 28 de fevereiro de 2011, aos 62 anos.
Raimundo Alves Monteiro (Beleza)
Próximo ao túmulo de Manelão, encontra-se o de Raimundo Alves Monteiro, carinhosamente chamado de Beleza. Homem simples e conhecido pela comunidade católica, atuou como zelador da Catedral do Sagrado Coração de Jesus, sendo responsável por tocar o sino que convocava os fiéis para as missas.
O Cemitério dos Inocentes está localizado na rua Almirante Barroso, bairro Mocambo, região central de Porto Velho.












