Célio Lopes, candidato a prefeito de Porto Velho pela coligação Renova Porto Velho (PDT, PT, PSB, PCdoB e PV), disse na noite de terça-feira, em entrevista à SICTV/Record, que é contra a linguagem neutra.
Lopes disse que é absolutamente contra a linguagem neutra nas escolas, e que há temas mais importantes para serem discutidos no processo eleitoral, na gestão e nas políticas públicas.
Oxigênio – “Sou absolutamente contra, pois tem gente sem os serviços básicos de saúde, sem ultrassom, tem gente morrendo por falta de desfibrilador, por falta de oxigênio, tem gente passando fome, então eu não vou discutir linguagem neutra, não vou”, disse Lopes.
Inclusão – Como contraponto, Célio Lopes disse que vai implantar um modelo de educação inclusiva, em que as pessoas com deficiências ou com transtornos do espectro autista terão atenção especial nas escolas.
Tempo integral
O candidato também destacou que vai ampliar a educação de tempo integral nas creches e escolas do município e se comprometeu em valorizar os servidores públicos da educação, incorporando o piso salarial nacional ao vencimento, e liberando o ponto dos professores.