Como parte da programação dos 110 anos de instalação do município, a Prefeitura de Porto Velho, em parceria com o Hospital do Amor Amazônia, realiza hoje uma série de exames preventivos de saúde na Carreta do Amor, no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
As atividades começam às 9h. Serão oferecidos exames de mamografia para mulheres acima de 40 anos, e coleta de PCCU (preventivo), destinada a mulheres acima de 25 anos.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), também serão realizados testes rápidos para diagnóstico de hepatite, HIV, Aids e covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia. O Samu estará presente com uma ambulância para suporte emergencial.
Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada. A mamografia é o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama, que é um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres. Detectado em estágio inicial, as chances de cura aumentam significativamente. Mulheres acima de 40 anos devem realizar o exame anualmente ou conforme a recomendação médica.
Já o PCCU, também conhecido como preventivo, é fundamental para identificar alterações que podem levar ao câncer do colo do útero.
Preparativos – Para realizar os exames é necessário apresentar o cartão do SUS e um documento de identificação com foto. Para o PCCU, é preciso evitar relações sexuais, duchas vaginais e uso de medicamentos tópicos na região íntima nos dois dias que antecedem o exame. Além disso, o ideal é que o exame seja feito fora do período menstrual para garantir resultados mais precisos.









