Com a chegada do Ano Novo, muitos brasileiros já planejam o cardápio da ceia. Para quem busca inovar e incluir opções mais saudáveis, a nutróloga Bruna D’Avila sugere a utilização de ingredientes regionais da Amazônia, que unem sabor e benefícios nutricionais.
De acordo com a especialista, o pirarucu, um peixe de água doce abundante na região, é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade e gorduras boas. A castanha-do-brasil, rica em selênio, é perfeita para farofas e aperitivos, fortalecendo a imunidade e auxiliando na função da tireoide.

Para as sobremesas, o açaí se destaca pelo seu alto teor de antioxidantes e energia. A macaxeira (mandioca), um carboidrato natural, pode substituir massas refinadas, proporcionando maior saciedade. Frutas como cupuaçu, maracujá e abacaxi também são ótimas opções, mas a médica alerta para o cuidado no preparo, evitando excesso de açúcar.
“Podemos utilizar as frutas em saladas, sobremesas leves ou até em molhos para carnes, mas é preciso ter muita cautela no preparo para não exagerar na adição de açúcares ou similares, o que causa desajustes no metabolismo e reduz os benefícios”, destaca Bruna D’Avila. Temperos naturais como cheiro verde e cebolinha também são recomendados para realçar o sabor dos pratos, reduzindo a necessidade de sal e auxiliando na digestão.
A médica enfatiza que o equilíbrio é fundamental para aproveitar as festas com prazer e saúde. O consumo consciente e a moderação são mais importantes do que a escolha dos alimentos. “O fato de ser alimentos regionais não é sinônimo de consumo liberado. O que impacta a saúde não é uma refeição isolada, e sim, os excessos repetidos”, ressalta.

Para evitar exageros, a nutróloga sugere não chegar à ceia com fome excessiva, montar o prato com atenção, priorizando proteínas e vegetais, comer sem pressa, manter-se hidratado e moderar o consumo de álcool. Em Manaus, a Afya Educação Médica oferece atendimento gratuito em Nutrologia, parte das atividades práticas de seus cursos de pós-graduação.
Com informações do Portal Amazônia.










