Parintins, cidade famosa pelo Festival Folclórico e pela rivalidade entre os bois Caprichoso e Garantido, consolidou o Carnailha como uma das suas mais tradicionais manifestações culturais. A festa, realizada anualmente no domingo, segunda e terça de Carnaval, atraiu mais de 50 mil foliões em 2026, com uma estrutura ampliada e um forte esquema de segurança.
Na competição, o Grupo Irreverente conta com sete blocos – Invasão na Folia, Os Belezuras, As Tiazinhas, Pantera Cor de Rosa, Lagarto Salgado, Chitara da Chapada e Os Piratas – enquanto a Chave Especial tem seis: Os Metralhas, Bad Boy, Império do Palmares, FAX, Unidos do Itaúna e Rubro Negro.
De acordo com a vice-prefeita Vanessa Gonçalves, a expectativa é que mais de 50 mil pessoas tenham participado do circuito carnavalesco. O investimento de cerca de R$ 2 milhões garantiu a realização do evento, com suporte da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Ministério Público e Conselho Tutelar.

A segurança foi reforçada com 108 policiais do 11º Batalhão da PM, além de viaturas e motocicletas. O 19º Grupamento de Bombeiros Militar trabalhou com força operacional completa, e a Guarda Municipal, com 40 agentes, focou na segurança interna. O Ministério Público e o Conselho Tutelar atuaram na fiscalização e proteção do público infanto-juvenil. A estrutura do circuito de 200 metros incluiu arquibancadas, camarotes, praça de alimentação e áreas para barracas, com a montagem envolvendo cerca de 50 trabalhadores.
Os bois Caprichoso e Garantido também marcaram presença com o Carnaboi, que representa o início da temporada bovina. O Caprichoso levou 700 brincantes, incluindo marujeiros e dançarinos, além de alegorias e seus itens oficiais. O Garantido desfilou com mais de 100 batuqueiros, alegorias e seus itens.
O SAAE executou uma operação especial com mais de 30 poços tubulares para garantir o fornecimento de água, e a estrutura de saúde foi intensificada com cerca de 300 profissionais.

Com informações do Portal Amazônia.










