O Carnaboi 2026 promete agitar Manaus com duas noites de celebração do boi-bumbá no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (Sambódromo), nos dias 20 e 21 de fevereiro. A festa reunirá a energia do carnaval com a tradição do “dois pra lá, dois pra cá”, com 40 apresentações de artistas amazônidas e dos renomados bois Caprichoso e Garantido.
Além das agremiações que brilham no Festival Folclórico de Parintins, quatro bois-bumbás de Manaus também marcarão presença no evento: Tira Prosa, Corre Campo, Garanhão e Brilhante. Eles abrirão as noites do Carnaboi, com entrada gratuita para o público.
Cada boi carrega uma história rica e contribui para a preservação da manifestação folclórica de Manaus. O Boi Tira Prosa, fundado em 1944, é um símbolo de resistência da cultura popular. Já o Corre Campo, conhecido como ‘Boi do Mapa’, é o grupo folclórico mais antigo em atividade na capital amazonense.
O Brilhante, criado em 1982, é famoso por revelar talentos que, posteriormente, se destacaram no Festival de Parintins. E o Garanhão, conhecido como ‘Boi da Cidade Alta’, surgiu em 1991, impulsionado pelo desejo dos moradores de fortalecer a tradição dos bois-bumbás.




O Carnaboi 2026 terá transmissão ao vivo pelo Grupo Rede Amazônica, através do Portal Amazônia, g1 Amazonas, Amazon Sat e Rede Amazônica. A programação completa e os horários de transmissão podem ser conferidos no Portal Amazônia.
Com informações do Portal Amazônia.










