O Carnaboi 2026 iniciou na sexta-feira (20) no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo de Manaus, reunindo artistas e torcedores apaixonados pelos bois-bumbás Caprichoso e Garantido. O evento marca o pontapé inicial da temporada bovina, que culmina no tradicional Festival Folclórico de Parintins, em junho.
A primeira noite do Carnaboi foi um verdadeiro manifesto da união entre as agremiações rivais, celebrando a cultura popular amazônica e a força do folclore regional. Nomes como David Assayag, Sebastião Júnior, Edilson Santana, Prince do Caprichoso, Márcia Siqueira e Carlinhos do Boi se apresentaram, acompanhados de levantadores de toadas, itens oficiais e grupos coreográficos de ambos os bois.
Antes dos shows principais, o público foi animado pelas apresentações dos bois de Manaus, Tira Prosa e Corre-Campo. As galeras organizadas de Caprichoso e Garantido transformaram o Sambódromo em um mar de azul e vermelho, com bandeiras, adereços e coreografias vibrantes. A estrutura do evento contou com reforço na segurança, equipes de saúde e um esquema especial de trânsito.
O show dos bois de Parintins, com um repertório que mesclou toadas clássicas e composições recentes, apresentou uma dinâmica adaptada ao formato carnavalesco. Torcedores como Silvia Maria, que levou sua filha Jéssica Kelly, e Alan Cruz e Eliana Fonseca, expressaram a alegria de vivenciar o Carnaboi e a forte ligação com seus bois do coração. “Ela gosta muito do Garantido desde pequena. Então com essa condição dela, eu prefiro chegar cedo até pra ela conseguir ver tudo de pertinho”, disse Silvia Maria.

O Carnaboi faz parte do projeto Carnaval Amazônico, uma iniciativa do Grupo Rede Amazônica com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, que busca conectar o público com a essência do Carnaval da região Norte.
Com informações do Portal Amazônia.










