Durante o treinamento, foram abordados temas como metodologia cascata e metodologias ágeis
Com o objetivo de modernizar e agilizar os processos da gestão pública, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) tem promovido uma série de treinamentos em metodologias ágeis. Até o momento, mais de 170 servidores já foram capacitados, incluindo secretarias do governo de Rondônia e órgãos federais.
Entre as instituições que receberam o treinamento estão o Departamento de Estrada de Rodagem (DER), a Polícia Civil, o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e o Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Ao todo, já foram realizadas nove turmas, com foco em transformar a forma como as equipes públicas planejam, executam e entregam projetos.
Além da oferta para órgãos externos, a capacitação também tem sido aplicada internamente. A Setic já formou duas turmas com servidores da própria superintendência. A mais recente foi realizada entre os dias 30 de junho e 2 de julho, reunindo participantes das coordenadorias de Desenvolvimento (Code), de Gestão Estratégica (CAGD), e de Administração e Finanças (CAF).
Durante o treinamento, foram abordados temas como Metodologia Cascata — modelo tradicional com etapas fixas — e Metodologias Ágeis, que promovem entregas em ciclos curtos e mais colaboração entre equipes. Também foram apresentados conceitos de Scrum, definição de valor, estimativas, histórias de usuário, métricas e uso da ferramenta baseada na metodologia Kanban. A formação também inclui dinâmicas práticas, em que os servidores vivenciaram a execução de sprints, definição da capacidade de entrega e os papéis de Scrum Master, Product Owner e desenvolvedores.
“Com essas iniciativas, seguimos promovendo uma cultura de inovação e eficiência dentro do governo. Nosso objetivo é preparar cada vez mais servidores para os desafios da transformação digital”, destaca a gerente de Desenvolvimento da Setic, Emilly Miranda.
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