18 de outubro de 2024

Capacitação do Selo Unicef reúne 52 municípios

Com a presença de um articulador, um mobilizador e um adolescente de cada um dos 52 municípios de Rondônia, começou na tarde de terça-feira (21) o Encontro de Capacitação do Selo Unicef, evento que faz parte do compromisso firmado entre o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 2017. No primeiro dia, o evento ocorreu das 14h às 17 h, e na quarta-feira (22), durante todo o dia.
Segundo a coordenadora estadual, a primeira dama Ester Pereira, sendo Rondônia o primeiro estado do país a ter adesão de 100% dos municípios ao Selo Unicef, os esforços na adoção de políticas públicas que priorizem às crianças e adolescentes serão reforçados.
“Este ciclo de capacitação é para que eles possam conhecer e aprender a trabalhar com a plataforma digital onde serão inseridas as informações, os dados levantados em cada município, e os documentos que comprovem a execução das ações previstas, como o combate à evasão escolar, desnutrição e acesso à cidadania. Tudo será avaliado ao final do triênio, em 2020, e o que vamos aprender nestes dois dias de capacitação deve fortalecer as nossas ações e facilitar para os municípios quanto à alimentação das informações”, disse a primeira dama do Estado.
Cerca de 150 pessoas, além das autoridades de instituições envolvidas com os direitos da Infância e Juventude, Ação Social e Saúde, participaram da solenidade de abertura. O desafio é que até o final do triênio possam ser constatadas, segundo os dados alimentados na plataforma “Crescendo Juntos”, melhorias nos indicadores de saúde, educação, assistência social e qualidade de vida de crianças e adolescentes. Esta é a terceira edição do Selo Unicef e todos os indicadores estabelecidos, segundo a articuladora estadual, Márcia Trajano, já são prioridades de todos os municípios.

“O Estado dá o apoio aos municípios para que as ações sejam executadas. Esta é a quarta etapa desta edição: na primeira tivemos a adesão, na segunda tivemos o primeiro ciclo de capacitação com públicos destinados específicos para a apresentação da metodologia do Selo, na terceira etapa aconteceram os fóruns comunitários com a montagem do plano de ação por parte dos municípios, e agora com o segundo ciclo de capacitação, com o destaque para os adolescentes. A plataforma é nova e é uma parceria entre a Unicef e a Google, por isso a necessidade de capacitar esses adolescentes, mobilizadores e articuladores para o manuseio e alimentação das informações”, explicou Márcia Trajano.
Para o governador Daniel Pereira, “a grande virtude de um evento dessa natureza, é que estamos preparando uma geração de líderes no futuro. Só posso agradecer aos prefeitos e secretários municipais, e todos os envolvidos que compõem o trabalho com as crianças, e ainda reforçar que a responsabilidade é de todos, pais, mães e toda a sociedade”, declarou.