Informação é com a gente!

04 de março de 2026

Informação é com a gente!

04 de março de 2026

Caos na Bolívia: turistas brasileiros presos há 3 dias em estrada

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação

Turistas brasileiros estão retidos na Bolívia há três dias devido a protestos e bloqueios de estradas. Veja o relato em vídeo

‘Tá um caos aqui na Bolívia’: oito turistas brasileiros estão presos desde a última quarta-feira (7) em La Paz, na Bolívia, sem previsão de retorno ao Brasil. O grupo viajava de Cusco, no Peru, com destino a Mato Grosso do Sul, mas foi impedido de seguir viagem devido a bloqueios nas estradas, provocados por protestos próximos à capital boliviana. Veja o vídeo acima.

As manifestações interromperam o deslocamento, e os brasileiros permanecem retidos na cidade. Até o momento, não há informações sobre quando as estradas serão liberadas. Uma passageira, que preferiu não se identificar, relatou ao g1 que o grupo caminhou cerca de 15 km até conseguir transporte para La Paz, onde estão hospedados.

“Tá um caos aqui na Bolívia e principalmente em La Paz. Ontem o grupo decidiu sair do ônibus e ir a pé até uma cidade próxima. Andamos 15km a pé”, disse a turista. Segundo ela, o grupo também tentou deixar o país pela rodoviária e pelo aeroporto, mas não encontrou ônibus nem voos disponíveis.

Seis dos oito turistas são de Campo Grande e dois de Dourados, em Mato Grosso do Sul. A chegada ao estado estava prevista para sexta-feira (9), às 18h, mas a liberação das estradas e o retorno ao Brasil ainda não têm data definida.

Os protestos começaram após o governo da Bolívia suspender os subsídios aos combustíveis, o que elevou o preço da gasolina e do diesel. Manifestantes alegam que o aumento dos combustíveis elevou o custo de vida e encareceu produtos básicos, levando a bloqueios de rodovias em várias regiões do país na terça-feira (6). Desde dezembro, a Central Operária Boliviana (COB) organiza atos em La Paz, com a adesão recente de camponeses e professores.

A situação dos turistas brasileiros é um reflexo da instabilidade política e social na Bolívia. As autoridades brasileiras ainda não se manifestaram sobre o caso.

*Estagiária sob supervisão de Thais Libni

Com informações do G1

Página inicial / Mundo / Caos na Bolívia: turistas brasileiros presos há 3 dias em estrada