A Caoa anunciou, nesta quinta-feira (20), no Salão do Automóvel 2025, uma nova parceria com a marca chinesa Changan, que chega ao Brasil sob o nome Caoa Changan. A Changan já atuou no mercado brasileiro entre 2006 e 2016, inicialmente como Chana Motors, e posteriormente como Changan, encerrando suas atividades no país.
O retorno da marca era esperado pelo mercado, com modelos da empresa sendo flagrados em testes antes do anúncio oficial. Em Santos (SP), um Uni-T camuflado chegou a ser visto circulando.
Parceria com a Caoa Chery
Apesar de compartilhar o prefixo Caoa, a nova marca atuará de forma independente da Caoa Chery. Ambas as empresas dividirão o espaço de exposição no Salão do Automóvel, mas manterão seus estandes distintos, separados pelo da Honda.
Inicialmente, a Caoa Changan concentrará seus esforços em SUVs movidos a gasolina, equipados com motores 1.5 ou 2.0 turbo.
O Uni-T, um SUV médio de 4,51 metros de comprimento, será o primeiro modelo a ser lançado. Suas dimensões o posicionam de forma semelhante ao Caoa Tiggo 7, sendo 6 centímetros menor que o Honda ZR-V e 4 centímetros maior que o Toyota Corolla Cross.
O Avatar 11, por sua vez, é um SUV totalmente elétrico com 4,88 metros de comprimento, maior que o Mitsubishi Pajero Sport (4,78 metros) e ligeiramente menor que o GWM Haval H9 (4,95 metros).
Salão do Automóvel 2025
O Salão do Automóvel de São Paulo retorna ao Anhembi, na zona norte da capital, após um hiato de sete anos, com sua 31ª edição. O evento estará aberto ao público de 21 a 30 de novembro e a expectativa é de receber mais de 700 mil visitantes, de acordo com a organizadora RX.
A abertura oficial será em 21 de novembro, às 19h, com o evento Avant Première, exclusivo para um público restrito. Ingressos para esta data custam R$ 1.000, com acesso antecipado às atrações e apresentações musicais.
Nos demais dias (22, 24 a 28 de novembro, e 23, 29 e 30), o salão funcionará das 12h às 21h (e das 10h às 21h nos dias 23, 29 e 30). A entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.
O Distrito Anhembi está localizado na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, em Santana, zona norte de São Paulo.
Drive Experience
Uma das novidades do Salão é a Drive Experience, uma pista de testes com 14 mil m² que contará com veículos de marcas como BYD, Caoa Chery, Citroën, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, Ram e Renault. Os visitantes poderão testar modelos a combustão, híbridos, elétricos e 4×4, com exercícios de slalom e frenagem. Cerca de 40 modelos estarão disponíveis, e até mil visitantes poderão participar diariamente, com voltas de até 10 minutos.
*Matéria em desenvolvimento.









