A Caoa anunciou, nesta quinta-feira (20), no Salão do Automóvel 2025, o retorno da Changan ao mercado brasileiro. A marca chinesa, que já comercializou veículos comerciais leves no Brasil entre 2006 e 2016 sob o nome Chana Motors, e posteriormente como Changan, até encerrar suas atividades no país, retorna com uma nova estratégia.
O retorno da Changan era esperado pelo mercado, e modelos da empresa já haviam sido flagrados em testes, como um Uni-T camuflado avistado em Santos (SP). A nova marca atuará de forma independente, mas em colaboração com a Caoa Chery, compartilhando o espaço de exposição no Salão do Automóvel, com estandes separados pelo da Honda.
Linha de Produtos
Inicialmente, a Caoa Changan concentrará seus esforços em SUVs movidos a gasolina, equipados com motores 1.5 ou 2.0 turbo. O primeiro modelo a ser lançado será o Uni-T, um SUV médio de 4,51 metros de comprimento, com dimensões semelhantes ao Caoa Tiggo 7 (6 centímetros menor que o Honda ZR-V e 4 centímetros maior que o Toyota Corolla Cross). A marca também apresentará o Avatar 11, um SUV totalmente elétrico com 4,88 metros de comprimento, maior que o Mitsubishi Pajero Sport (4,78 metros) e próximo dos 4,95 metros do GWM Haval H9.
Salão do Automóvel 2025
O Salão do Automóvel de São Paulo retorna ao Anhembi após um hiato de sete anos, com sua 31ª edição, aberta ao público de 21 a 30 de novembro. A expectativa é de receber mais de 700 mil visitantes, segundo a organizadora RX. A abertura oficial, o evento Avant Première, ocorrerá em 21 de novembro às 19h, com ingressos a R$ 1.000, oferecendo acesso antecipado às atrações.
O Salão funcionará das 12h às 21h nos dias 22 e de 24 a 28 de novembro, e das 10h às 21h nos dias 23, 29 e 30. O acesso será permitido até uma hora antes do fechamento. O Distrito Anhembi está localizado na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, em Santana, zona norte de São Paulo.
Uma das novidades do evento é a Drive Experience, uma pista de testes de 14 mil m² que permitirá aos visitantes testarem cerca de 40 modelos de diversas marcas (BYD, Caoa Chery, Citroën, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Jeep, Leapmotor, Peugeot, Ram e Renault), incluindo veículos a combustão, híbridos, elétricos e 4×4, com exercícios de slalom e frenagem. Até mil visitantes poderão participar por dia, com voltas de até 10 minutos.
Matéria em desenvolvimento.









