Quem enfrentou problemas no dia do exame terá oportunidade de se reaplicar em dezembro
Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e enfrentaram problemas logísticos ou estavam acometidos por doenças infectocontagiosas, impedindo sua participação, terão a chance de solicitar uma nova prova entre os dias 13 e 17 de novembro. A reaplicação do exame ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro.
O Ministério da Educação esclarece que essa oportunidade se estende também aos candidatos que não puderam comparecer devido à alocação em um local de prova a mais de 30 quilômetros de distância de sua residência informada na inscrição.
Entre os problemas logísticos que justificam a reaplicação estão questões relacionadas à infraestrutura, como desastres naturais, falta de energia elétrica no local de prova, desde que prejudique a visibilidade da prova, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante, e erros no procedimento de aplicação da prova que causem comprovado prejuízo ao candidato.
No caso das doenças infectocontagiosas, como a covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, entre outras, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esclarece que os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente pelo Inep.
Já para as ausências devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações com base nas ocorrências registradas.
Os candidatos que desejam solicitar a reaplicação do exame devem acessar a Página do Participante e apresentar um documento que comprove a necessidade. É importante destacar que os dados inseridos no pedido não podem ser modificados após o envio.