Informação é com a gente!

09 de fevereiro de 2026

Informação é com a gente!

09 de fevereiro de 2026

Caminhada histórica conecta Chuí ao Oiapoque e fortalece a Rede Nacional de Trilhas

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

O francês Johan Grondin concluiu uma jornada épica ao percorrer mais de 9.100 quilômetros, do Chuí (RS) ao Oiapoque (AP), em uma caminhada histórica que fortalecerá a Rede Nacional de Trilhas. A rota inédita, que cruzou diversos biomas brasileiros, conectará cerca de 34 Unidades de Conservação (UCs) federais, tornando-se o maior corredor ecológico da América Latina.

A travessia, iniciada em fevereiro de 2023, contou com o apoio de servidores do ICMBio e de voluntários da Associação Rede Brasileira de Trilhas. Johan mapeou a futura Trilha Oiapoque x Barra do Chuí, auxiliando os ministérios do Turismo (MTur) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) a definir rotas estratégicas para a grande trilha, que será inaugurada em breve.

O Arroio Chuí é um pequeno curso d’água localizado na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, sendo o ponto extremo sul do Brasil. Foto: Divulgação

A iniciativa se alinha com a política pública de conectar trilhas existentes e implementar novas, criando um corredor verde contínuo para a fauna e a flora. A Trilha foi concebida para funcionar como um corredor natural que conecta centenas de Unidades de Conservação, muitas delas federais, espalhadas pelos biomas brasileiros.

De praias isoladas no Rio Grande do Sul à exuberância da Amazônia, passando pela Serra da Mantiqueira, Cerrado e Caatinga, Johan enfrentou desafios climáticos e de adaptação, demonstrando a resiliência necessária para a jornada. “Tudo consiste em se adaptar, senão você não consegue atravessar”, afirmou o montanhista.

oiapoque (AP)
A Ponte Binacional Franco-Brasileira atravessa o rio Oiapoque, ligando as cidades de Oiapoque, Brasil, e São Jorge do Oiapoque, na Guiana Francesa. Foto: Divulgação/Fecomércio Amapá

Após a conclusão, ele planeja escrever um livro sobre sua experiência e considera a possibilidade de conectar o Brasil de leste a oeste.

A Rede Brasileira de Trilhas, principal política pública de áreas protegidas do Brasil, une lazer, conservação e desenvolvimento econômico. O reconhecimento internacional das trilhas como ferramenta vital para a conservação da natureza, em eventos como o Congresso Mundial da Natureza da IUCN e a COP30, reforça a importância da iniciativa.

Com informações do Portal Amazônia.

Página inicial / Turismo / Caminhada histórica conecta Chuí ao Oiapoque e fortalece a Rede Nacional de Trilhas