
Resumo
-
Calendário flutuante do Windows 11 voltará a exibir eventos agendados;
-
Atualização também permitirá ingressar rapidamente em reuniões online;
-
Recurso será liberado para testes no Windows 11 a partir de dezembro de 2025.
Se você abrir o calendário do Windows 10, à direita da Barra de Tarefas, poderá adicionar eventos ou lembretes a uma data no calendário, podendo definir o horário e até o local. Mas, por alguma razão, a Microsoft removeu essa funcionalidade no Windows 11. Felizmente, a companhia decidiu rever essa decisão.
Hoje, o calendário flutuante do Windows 11, também acessível via Barra de Tarefas, serve apenas para que você possa conferir datas — é uma forma de descobrir em qual dia da semana cai determinado feriado, por exemplo.
Mas, entre as novidades que a companhia tem revelado no evento Ignite 2025, realizado nesta semana, está o anúncio de uma atualização para Windows 11 que fará o calendário mostrar eventos agendados. A exibição será feita diretamente na Central de Notificações do sistema, em ordem cronológica.
Tem mais. No caso de agendamento de reuniões online, o novo modo de visualização poderá exibir um botão para ingresso imediato no evento. Também será possível iniciar uma interação com o Microsoft 365 Copilot.
A companhia só não revelou se haverá integração direta com eventos do Microsoft Outlook, mas, se não houver, está aí algo que a empresa poderia trabalhar em etapas futuras.

Quando os eventos chegam ao calendário do Windows 11?
A nova visualização do calendário flutuante do Windows 11 será liberada a partir de dezembro de 2025, inicialmente, nas versões de teste do sistema operacional.
Ainda não há informação sobre quando o recurso chegará à versão final do Windows 11, mas é de se presumir que não demorará para isso ocorrer, até porque a atualização do calendário fará parte de uma série de aprimoramentos planejados para o sistema no decorrer dos próximos meses.
Entre os demais, está o suporte a aceleração por hardware no mecanismo de criptografia BitLocker, e mais recursos de inteligência artificial, a exemplo de uma abordagem que dará mais autonomia a agentes de IA no Windows 11.









