Informação é com a gente!

26 de janeiro de 2026

Informação é com a gente!

26 de janeiro de 2026

Caixa libera novo financiamento mesmo com um já ativo; veja

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024

Comprar a segunda casa ficou mais fácil! Caixa volta a liberar mais de um financiamento imobiliário simultaneamente

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (9) que os clientes poderão, novamente, contratar mais de um financiamento imobiliário ao mesmo tempo, utilizando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). O SBPE é a principal fonte de crédito habitacional do país, formado principalmente pelos depósitos da poupança.

Essa possibilidade havia sido suspensa desde novembro de 2024. Na época, a Caixa implementou uma regra que impedia clientes com um financiamento habitacional ativo – incluindo seus cônjuges, independentemente do regime de casamento – de obter um novo crédito imobiliário no banco. Durante os 13 meses em que a restrição vigorou, a Caixa buscou equilibrar a alta demanda por financiamentos com a disponibilidade limitada de recursos no SBPE.

Os financiamentos que utilizam recursos do SBPE possuem saldo devedor corrigido pela Taxa Referencial (TR), oferecem juros a partir de 10,99% ao ano e podem ser pagos em até 420 meses (35 anos). Este modelo é um dos mais procurados por quem busca crédito para a casa própria. A nova decisão elimina essa restrição, permitindo que os clientes contratem múltiplos financiamentos pelo SBPE, atendendo à demanda do mercado e ampliando as oportunidades para compradores e investidores.

Segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, a mudança foi viabilizada após o Banco Central (BC) alterar as regras sobre os depósitos compulsórios da poupança, permitindo que parte dos recursos da caderneta seja destinada ao crédito imobiliário. “Essa medida fortalece a capacidade das instituições de manter o ritmo de concessões, mesmo diante da redução dos saldos de poupança, garantindo estabilidade e continuidade no atendimento ao mercado”, afirmou.

A iniciativa da Caixa faz parte de um pacote de medidas do governo, divulgado em outubro, com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito e impulsionar a construção civil. As ações incluem o aumento do limite de financiamento pelo SBPE e pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), alterações nas regras de compulsórios do BC e a ampliação do uso de recursos do FGTS para imóveis pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

A mudança anunciada pela Caixa integra um pacote de medidas do governo, divulgado em outubro, para facilitar o acesso ao crédito e impulsionar a construção civil.

Com informações do G1

Página inicial / Economia / Caixa libera novo financiamento mesmo com um já ativo; veja