O campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), em Cacoal, será contemplado com um Centro de Excelência do Café. Os recursos foram viabilizados pela deputada federal Cristiane Lopes. O projeto conta, também, com o apoio do deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) e da vereadora Nice Condaque. A previsão é a de que a obra seja iniciada ainda no segundo semestre de 2025.
A cerimônia de lançamento do centro foi realizada nesta sexta-feira (22). O evento contou com a participação do reitor do Ifro, Moisés José Rosa Souza, do vice-reitor Davys Negreiros, do diretor geral do campus, Adilson Miranda, da deputada Cristiane Lopes, do deputado Cirone Deiró, do secretário regional do governo do estado, José Moura, das vereadoras Nice Condaque e Dra Amália Milani, além de produtores rurais e de estudantes e profissionais do instituto.
O valor inicial para a execução da obra é de R$ 1,5 milhão. O projeto inclui a construção de laboratórios, áreas de capacitação e espaços para demonstração prática. Segundo Adilson Miranda, o objetivo do centro é o de fortalecer a cadeia produtiva do café, em Rondônia. Ele informou que, por meio desta ação, os produtores terão acesso a equipamentos para produção, beneficiamento, processamento e realização de análises físicas e sensoriais do café produzido no estado. O diretor agradeceu Cristiane Lopes, Cirone Deiró e Nice Condaque, pela viabilização dos recursos e também o apoio das instituições parceiras, alunos e profissionais do Ifro.
Bebida fina – O deputado Cirone Deiró disse que a construção do Centro de Excelência do Café é mais uma ação que vai contribuir para melhorar ainda mais a qualidade do café produzido em Rondônia, que já é considerado uma bebida fina, dentro e fora do país. “Recebemos o pedido da direção do instituto, buscamos o apoio da deputada Cristiane Lopes, que tem realizado um trabalho merecedor de reconhecimento em todo o estado e hoje estamos aqui, celebrando mais essa grande conquista”, disse.