Ariquemes foi o primeiro município do estado de Rondônia a instalar brinquedos adaptados para criança com deficiência em áreas públicas da cidade. O primeiro local a receber o playground contendo gangorra e balanço, foi a Praça da Vitória, localizada no bairro Jardim Europa. Quinze dias após a inauguração, as peças quebraram por excesso de peso. Vídeos que circularam nas redes sociais mostravam até quinze crianças de uma vez sobre os brinquedos. As peças fora retiradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), passaram por manutenção e foram recolocadas.
Poucos dias depois, os residenciais populares Feliz Cidade e Zona Sul também receberam kits inclusivos para a comunidade. Na manhã desta segunda-feira (19) a SEMA também precisou retirar para consertar, pois de acordo com Rogério Rodrigues, um dos o coordenadores das fabricações das peças, os kits foram quebrados por mau uso e vandalismo. “Os danos são muito graves, por isso acreditamos que não foram provocados apenas por excesso de peso, mas foram alvo de vandalismo mesmo.” Explicou.
Pioneirismo
Todo o trabalho de fabricação das peças é coordenado pelos servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) Júnior Silva e Rogério Rodrigues, profissionais da marcenaria que capacitam detentos do Regime Semiaberto, participantes do projeto “Construindo a Liberdade’, para produzirem os componentes dos playgrounds. A matéria prima é madeira apreendida e destinada para a SEMA. Todo o processo é realizado sem custo adicional para o município. Além da Praça da Vitória, os kits com acessibilidade também foram instalados nos residenciais Zona Sul e Feliz Cidade e na Praça Quero-Quero, no bairro Jardim Europa. Local que reúne centenas de pessoas todas as tardes.