Seleção masculina de handebol vence duelo decisivo em Buenos Aires, assegurando o título do Torneio Sul-Centro Americano e dando o troco pela derrota no Pan de Santiago do Chile.
O ano começou com sucesso para a seleção masculina de handebol do Brasil. Em uma emocionante partida realizada na noite deste sábado (20) em Buenos Aires, a equipe derrotou a Argentina por 28 a 26, confirmando a conquista do Torneio Sul-Centro Americano da modalidade.
Apesar de, teoricamente, não ser uma final, o confronto prático decidiu o campeão, uma vez que somente Brasil e Argentina tinham a chance de sair com o troféu. A vitória teve um sabor especial para os brasileiros, que tinham perdido a decisão nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em novembro do ano passado, para os argentinos.
O Brasil entrou em campo precisando apenas de um empate para garantir o título, pois já havia vencido os quatro primeiros jogos (contra Uruguai, Paraguai, Costa Rica e Chile). À Argentina, apenas a vitória interessava. Na primeira etapa, os argentinos assumiram a liderança no placar, encerrando o primeiro tempo com vantagem de 14 a 13.
No entanto, a segunda etapa trouxe uma reviravolta brasileira, que chegou a abrir uma vantagem de três gols e assegurou o triunfo por 28 a 26. Com isso, o Brasil conquistou o título pela segunda vez consecutiva no torneio.
Desde a vitória sobre o Chile, o Brasil já havia alcançado um de seus objetivos, que era a classificação para o Mundial de 2025 (os três primeiros colocados garantiram esse direito). O título do Sul-Centro Americano adicionou confiança para uma próxima meta mais imediata: o Pré-Olímpico.
Após a derrota na final do Pan, a seleção viu a Argentina garantir a vaga antecipada do continente nos Jogos de Paris. Como resultado, o Brasil terá que participar, entre os dias 14 e 17 de março, do torneio que oferecerá uma segunda chance para a classificação olímpica. O local e os adversários ainda não foram definidos.











