Boto Cor-de-Rosa em Rondônia é Listado como ‘Em Perigo de Extinção’

peixe-post-madeirao-48x48

Boto Cor-de-Rosa em Rondônia é Listado como ‘Em Perigo de Extinção’

peixe-post-madeirao

Estima-se que a população desses golfinhos tenha reduzido pela metade em apenas três gerações.

O boto-cor-de-rosa, símbolo da região amazônica, agora está classificado como ‘em perigo de extinção’ em quase todos os Estados da Região Norte, incluindo Rondônia, conforme identificado pela plataforma SALVE do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Um vídeo viral mostrando um boto disputando um peixe com um pescador ressaltou a raridade desses golfinhos nos rios de Rondônia, onde sua população foi estimada em uma redução de 50% nas últimas três gerações, conforme a plataforma SALVE.

A plataforma ‘Boto Amazônicos’, desenvolvida pela ‘Iniciativa Golfinhos de Rio da América do Sul’ (SARDI), destaca que a preservação desses animais depende de rios saudáveis, destacando a importância da conservação de habitats intocados.

No entanto, a expansão das atividades humanas ao longo dos rios, incluindo mineração ilegal e captura de espécies, ameaça gravemente esses golfinhos. A construção de barragens hidrelétricas é apontada como uma ameaça crítica, fragmentando os rios.

O ICMbio alerta para várias ameaças, como destruição de habitats, morte acidental em redes de pesca, caça clandestina e contaminação por mercúrio. Além disso, o uso do boto-cor-de-rosa como isca na pesca de piracatinga e capturas acidentais são práticas que contribuem para a diminuição da população desses animais associados ao ambiente amazônico.