O Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, no bairro Paraviana, em Boa Vista, agora conta com 10 bicicletas à disposição da população para passeios nas trilhas. A iniciativa, da Prefeitura de Boa Vista, visa incentivar hábitos saudáveis e oferecer uma nova forma de aproveitar o espaço.
A novidade é gratuita e permite que moradores e visitantes explorem o bosque de forma mais dinâmica, combinando esporte e contato com a natureza. As áreas calçadas do parque foram revitalizadas para receber os ciclistas.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Sandro Barbot, o uso das bicicletas é simples: basta fazer um cadastro na administração do parque e retirar o equipamento. Capacete é obrigatório para garantir a segurança dos usuários.
“O uso é bem simples. Basta fazer o cadastro na administração e retirar a bicicleta do suporte. Vale ressaltar que todas possuem capacete e o uso é obrigatório, pois a segurança vem em primeiro lugar. Após o passeio, o usuário tranca o cadeado e devolve a chave. A ideia é fazer com que as pessoas sejam mais acolhidas, se desconectem das tecnologias e se conectem com a natureza”, explicou o secretário.
Diversão sobre duas rodas
Os visitantes podem desfrutar de um ambiente tranquilo e seguro, cercado pela fauna e flora local. A experiência é ideal para famílias e amigos. Vinícius Cavalcante, morador de Boa Vista, foi conhecer o bosque com a namorada, Ilcinara Mafra, e aprovou a novidade.
“É a nossa primeira vez no bosque e a experiência tem sido muito boa. Vir aqui, conhecer os animais nesse espaço dentro da cidade, tão perto de casa, é muito bacana. Tem sido mais gratificante ainda encontrar essa novidade das bicicletas, fato que deixou o passeio mais legal. Fazer a trilha pedalando foi ótimo. Tenho certeza que será um sucesso”, comentou Vinícius.
Horário de funcionamento e regras
O Bosque dos Papagaios está aberto ao público de terça a domingo (exceto feriados e pontos facultativos), das 8h às 18h durante a semana e das 8h às 12h e das 14h às 18h aos fins de semana. É proibido alimentar os animais, entrar com animais domésticos e bebidas alcoólicas, consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar lixo de forma inadequada.
*Com informação da Prefeitura de Boa Vista










