Informação é com a gente!

27 de março de 2026

Informação é com a gente!

27 de março de 2026

Bosque da Ciência em Manaus ganha trilha sensorial de madeiras

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao

Últimas notícias

19/03/2026
Publicação legal: Aviso de dispensa de licitação
03/03/2026
Publicação legal: Comunicado de retificação de edital pregão eletrônico Nº 90000/2026
03/03/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – IPAM-GAB/IPAM-SCL
23/02/2026
Publicação legal: Aviso de Licitação Nº1/2026 – Ipam-Gab/Ipam-SCL
09/02/2026
Publicação legal: Pedido de Renovação da Licença de Operação
12/01/2026
Edital de convocação: ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE QUEIROZ ALMEIDA
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
02/01/2026
Pedido de renovação de licença de operação e outorga
12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação

O Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, acaba de inaugurar a Trilha Sensorial de Madeira, uma experiência inovadora que convida os visitantes a entrarem em contato direto com a natureza.

A trilha, que pode ser percorrida descalço, é construída com resíduos de árvores que caíram naturalmente e com madeiras reaproveitadas da Reserva Experimental ZF2 e do próprio Bosque da Ciência, reforçando práticas sustentáveis. O objetivo é proporcionar uma imersão sensorial, explorando texturas, cheiros e a energia da floresta.

A ideia surgiu da pesquisa de mestrado de Isabella Ono, do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais do Inpa, com orientação dos doutores Niro Higuchi e Maria Inês Gasparetto Higuchi. O projeto investiga como o contato com a madeira pode contribuir para a restauração psicológica e o bem-estar.

A trilha é composta por 19 segmentos de diferentes espécies amazônicas, como mogno, castanheira, breu branco e matamatá, apresentadas em diversas formas – troncos, ripas, discos, serragem, folhas, cascas e madeira em decomposição. Ao caminhar descalço, os visitantes são convidados a uma experiência introspectiva, sentindo as diferentes propriedades da madeira.

Estudos indicam que o contato direto com a terra, ao caminhar descalço, promove uma troca de elétrons que ajuda a equilibrar o corpo e a mente, reduzindo o estresse e a ansiedade. A trilha busca proporcionar esse benefício, além de estimular outros sentidos e promover a reconexão com o ambiente natural.

De acordo com a pesquisadora Maria Inês Gasparetto Higuchi, a trilha é uma resposta ao “transtorno do déficit de natureza”, um problema cada vez mais comum em áreas urbanas, onde as pessoas têm menos contato com o meio ambiente. A iniciativa pode ser uma estratégia para promover a saúde física e mental, especialmente entre crianças e adolescentes.

A Trilha Sensorial de Madeira está localizada ao lado da Casa da Ciência e está aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 16h30. A entrada é gratuita, mas é necessário agendar a visita ao Bosque da Ciência clicando aqui.

Visitante percorrendo a Trilha Sensorial de Madeira no Bosque da Ciência, em Manaus/foto: Anne Karoline- Ascom Inpa

Com informações do INPA

Página inicial / Ciência / Bosque da Ciência em Manaus ganha trilha sensorial de madeiras