Já notou pequenas feridas e rachaduras nos cantos da boca? Essa condição, que causa desconforto ao comer, falar e sorrir, é conhecida popularmente como boqueira, mas seu nome técnico é queilite angular.
Em sua décima reportagem da série Nomes populares de doenças que ocorrem na Amazônia, com o apoio da médica Júlia Edwirges, o Portal Amazônia explica as causas, sintomas e tratamento para essa inflamação comum, mas que pode ser um sinal de alerta para a saúde.
A boqueira, também chamada de comissurite ou perléche, é uma inflamação dos lábios causada principalmente pelo acúmulo de saliva e outros fatores. A umidade prolongada na região favorece o ressecamento, irritação e proliferação de fungos.
Além do acúmulo de saliva, a falta de vitaminas B e B9, ferro, traumas na boca, ressecamento dos lábios e o uso de próteses dentárias mal ajustadas podem contribuir para o surgimento da boqueira. Em idosos, a flacidez facial também é um fator de risco.

Os sintomas incluem feridas, fissuras, vermelhidão, ardência e descamação nos cantos da boca. Embora as lesões raramente sangrem, podem se infectar e se tornar crônicas. É importante procurar um médico para diagnóstico e tratamento adequados.
O tratamento envolve manter a área limpa e seca, usar pomadas hidratantes, corticoides ou cicatrizantes, e suplementar vitaminas, se necessário. Uma alimentação equilibrada e a hidratação dos lábios também são importantes na prevenção.

Com informações do Portal Amazônia.












