A Prefeitura de Boa Vista, através da Secretaria Municipal de Conservação Pública, tem transformado a capital em um exemplo de organização e beleza. Os agentes de limpeza urbana, carinhosamente chamados de “verdinhos” e “amarelinhos”, desempenham um papel fundamental nessa conquista, atuando em todos os bairros da cidade.
O trabalho contínuo das equipes tem sido reconhecido, contribuindo para que Boa Vista seja apontada como a capital brasileira com o melhor serviço público em 2026. A avaliação do Instituto Veritá concedeu nota média 8 para áreas como limpeza urbana e zeladoria, refletindo a satisfação da população com a qualidade de vida na cidade.

Além da limpeza, o paisagismo é um dos grandes diferenciais de Boa Vista. Praças e avenidas são adornadas com espécies como Ixora, Alamanda, Teresinha e Pingo-de-Ouro, que recebem cuidados constantes, incluindo irrigação com carretas-pipa durante o verão. Mais de 80 espécies de plantas são utilizadas na composição dos espaços verdes.
A revitalização dos espaços públicos também inclui pintura, recuperação de brinquedos e muretas, reparos em calçadas e pavimentação. Segundo o secretário municipal de Conservação Pública, Daniel Lima, “O trabalho inclui ações constantes de revitalização e manutenção desses espaços públicos, como pintura, recuperação de brinquedos e muretas, reparos em calçadas, alambrados, pavimentação com paver, meios-fios e paisagismo. Todos os profissionais são capacitados e preparados para cada função. Temos equipes de excelência.”

Histórias como a do pintor Calil Areb, que há oito anos revitaliza espaços públicos, e do agente de limpeza Uirasmar Marques, que atua há 11 anos na zeladoria da cidade, demonstram a dedicação e o orgulho dos profissionais em contribuir para o bem-estar da população.
“Comecei como ajudante e, com o tempo, me tornei pintor. Vejo o quanto já contribuí com o cuidado da cidade e sigo deixando esse legado. Fico muito feliz em ver as praças ganhando vida com a pintura que faço e a população utilizando esses espaços de lazer”, afirma Calil.

Com informações do Portal Amazônia.












