A Escola Municipal Palmira de Castro Machado, em Boa Vista, inaugurou um Jardim Neurossensorial, um espaço dedicado a estimular os cinco sentidos das crianças e promover a inclusão. O novo ambiente pedagógico visa apoiar o desenvolvimento integral dos estudantes, oferecendo novas formas de aprendizado e conexão com a natureza.
Com texturas, cores, aromas e elementos interativos, o jardim foi projetado como uma extensão da sala de aula. A iniciativa busca beneficiar todos os alunos, mas é especialmente importante para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras necessidades específicas, auxiliando na regulação emocional e no desenvolvimento cognitivo, motor e social.
Apoio fundamental para alunos com necessidades especiais
Mayane Oliveira, professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da escola, explica que o Jardim Neurossensorial é um ambiente acolhedor que complementa o trabalho da SRM. “Ele promove o desenvolvimento sensorial, a atenção, a concentração, a memória e a linguagem. É um espaço valioso que beneficia todos os alunos e serve como suporte pedagógico para professores e cuidadores”, afirma.
A implantação do jardim foi possível graças ao Prêmio Gestão Escolar 2024, onde a escola conquistou o 2° lugar na categoria Grande Porte. O gestor da escola ressalta que o espaço representa uma grande conquista para a comunidade escolar. “É um ambiente pedagógico diferenciado, onde professores e cuidadores poderão propor atividades educativas de forma acolhedora e didática”, declara.
Pais e alunos celebram a novidade
Eline Gomes, mãe do estudante David, de 9 anos, que tem autismo e TDAH, destaca a importância do jardim para o desenvolvimento do filho. “Achei maravilhoso, porque ajuda muito na regulação dele, com as texturas, cores e estímulos. É um espaço bem colorido e criativo, que vai agregar ainda mais ao ensino e ao autocontrole de todas as crianças que precisam de apoio, não só as atípicas. Desde que chegou à escola, meu filho teve avanços importantes. Logo aprendeu a ler e vem desenvolvendo cada vez mais tanto na sala regular quanto na sala de recursos”, compartilha.
David, o aluno, também aproveitou o novo espaço. “O lugar que eu mais gostei foi o dos canos das bolinhas”, conta animado. Outro aluno, Davi Matheus, de 10 anos, com autismo, também aprovou o jardim. “Achei muito legal. Gostei de sentir a textura das coisas e de brincar aqui. Vai ser mais uma opção para a sala de Recursos Multifuncionais”, completa.







