Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

23 de dezembro de 2025

Boa Vista: Escola cria jardim para estimular aprendizado e inclusão

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

A Escola Municipal Palmira de Castro Machado, em Boa Vista, inaugurou um Jardim Neurossensorial, um espaço dedicado a estimular os cinco sentidos das crianças e promover a inclusão. O novo ambiente pedagógico visa apoiar o desenvolvimento integral dos estudantes, oferecendo novas formas de aprendizado e conexão com a natureza.

Com texturas, cores, aromas e elementos interativos, o jardim foi projetado como uma extensão da sala de aula. A iniciativa busca beneficiar todos os alunos, mas é especialmente importante para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras necessidades específicas, auxiliando na regulação emocional e no desenvolvimento cognitivo, motor e social.

Apoio fundamental para alunos com necessidades especiais

Mayane Oliveira, professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da escola, explica que o Jardim Neurossensorial é um ambiente acolhedor que complementa o trabalho da SRM. “Ele promove o desenvolvimento sensorial, a atenção, a concentração, a memória e a linguagem. É um espaço valioso que beneficia todos os alunos e serve como suporte pedagógico para professores e cuidadores”, afirma.

A implantação do jardim foi possível graças ao Prêmio Gestão Escolar 2024, onde a escola conquistou o 2° lugar na categoria Grande Porte. O gestor da escola ressalta que o espaço representa uma grande conquista para a comunidade escolar. “É um ambiente pedagógico diferenciado, onde professores e cuidadores poderão propor atividades educativas de forma acolhedora e didática”, declara.

Pais e alunos celebram a novidade

Eline Gomes, mãe do estudante David, de 9 anos, que tem autismo e TDAH, destaca a importância do jardim para o desenvolvimento do filho. “Achei maravilhoso, porque ajuda muito na regulação dele, com as texturas, cores e estímulos. É um espaço bem colorido e criativo, que vai agregar ainda mais ao ensino e ao autocontrole de todas as crianças que precisam de apoio, não só as atípicas. Desde que chegou à escola, meu filho teve avanços importantes. Logo aprendeu a ler e vem desenvolvendo cada vez mais tanto na sala regular quanto na sala de recursos”, compartilha.

David, o aluno, também aproveitou o novo espaço. “O lugar que eu mais gostei foi o dos canos das bolinhas”, conta animado. Outro aluno, Davi Matheus, de 10 anos, com autismo, também aprovou o jardim. “Achei muito legal. Gostei de sentir a textura das coisas e de brincar aqui. Vai ser mais uma opção para a sala de Recursos Multifuncionais”, completa.

Página inicial / Especial Publicitário / Boa Vista: Escola cria jardim para estimular aprendizado e inclusão