Biólogo Indígena Cataloga Primatas na Reserva dos Paiter-Suruí em Rondônia

peixe-post-madeirao-48x48

Biólogo Indígena Cataloga Primatas na Reserva dos Paiter-Suruí em Rondônia

peixe-post-madeirao

Dissertação de mestrado resulta em guia único que reúne conhecimentos científicos e tradicionais para preservação dos primatas.

A riqueza da fauna na reserva indígena Sete de Setembro, habitada pelos Paiter, ganhou destaque com o lançamento de um guia inédito que identifica e contabiliza as espécies de primatas. Elaborado pelo recém-mestre em Ciências Biológicas, Fabrício Paiter Suruí, o estudo o tornou o primeiro Ethnoprimatólogo indígena no Brasil.

Os primatas catalogados residem no território Sete de Setembro, entre os municípios de Cacoal, Espigão D’Oeste e Rondolândia, em Mato Grosso e Rondônia, onde os Paiter-Suruí vivem.

O guia foi resultado da colaboração entre pesquisadores não indígenas e especialistas tradicionais, garantindo a precisão e relevância dos dados para a conservação da biodiversidade e o bem-estar das comunidades.

Para Fabrício, o guia representa uma ferramenta educativa fundamental para valorizar o conhecimento tradicional e proteger a biodiversidade e a cultura dos Paiter. Ele planeja continuar desenvolvendo projetos que integrem ciência e saberes indígenas para fortalecer a preservação das culturas e territórios indígenas.

https://www.researchgate.net/publication/378006497_Guia_de_Primatas_do_Povo_Paiter-Surui

 

Terra indígena Sete de Setembro. Foto: Fabrício Paiter