A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) lançou o ‘What’s UP, Belém?’, um guia turístico interativo que usa Inteligência Artificial (IA) para ajudar quem visitar Belém durante a COP30. A ferramenta, que já está funcionando, será o principal canal de informações turísticas da cidade durante o evento.
Desenvolvido em parceria com a startup SmartTalks.ai, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), o guia funciona pelo WhatsApp e oferece informações sobre logística, segurança, transporte, cultura, gastronomia e turismo sustentável. Para acessar, basta escanear os QR Codes disponíveis em pontos turísticos, Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e postos de hospitalidade da COP30.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa demonstra o compromisso do Brasil com o meio ambiente e sua capacidade de organização, além de promover um turismo mais autêntico e responsável. “A COP30 é uma grande oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo seu compromisso com o meio ambiente. O ‘What’s UP, Belém?’ é uma resposta da Embratur com tecnologia a serviço da hospitalidade e do combate à desinformação”, afirmou Freixo.
Durante a COP30, o foco do guia será fornecer informações sobre logística, segurança e transporte, com destaque para o turismo de base comunitária e práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). A Embratur também pretende coletar dados sobre os visitantes para aprimorar suas políticas e ações de promoção turística.
Para garantir a precisão das informações, a UFPA realizou um levantamento detalhado da oferta turística de Belém, incluindo atrações culturais e serviços. O agente de IA também foi programado para responder a perguntas complexas, como a recomendação de restaurantes acessíveis e com práticas sustentáveis.
O ‘What’s UP, Belém?’ é uma ferramenta que visa facilitar a experiência dos turistas na capital paraense, oferecendo informações relevantes e precisas de forma rápida e acessível.











