Recém-nascida em Cacoal (RO) passou por cirurgia para extrair dentes que atrapalhavam a amamentação. Caso é raro e exige atenção
Uma bebê recém-nascida em Cacoal (RO) precisou ser submetida a uma cirurgia de extração dentária logo nos primeiros dias de vida, após nascer com dentes. A condição, conhecida como “dentes neonatais”, é rara.
O caso foi divulgado pela cirurgiã-dentista Luana Cardoso, que acompanhou a criança. Ao explicar a situação, a especialista em odontopediatria relatou que foi procurada pela família após a mãe notar que os dentes da bebê estavam dificultando a amamentação.
De acordo com a dentista, os dentes neonatais podem ter causas genéticas ou estar relacionados à posição superficial do germe dentário – a estrutura que origina o dente durante a gestação. Existem dois tipos principais: dentes firmes, que podem ser acompanhados, e dentes moles, que representam risco por poderem se soltar e serem engolidos ou aspirados.
No caso da bebê de Cacoal, os dentes eram do tipo mole, o que tornou a extração imediata necessária. “No caso de dentes amolecidos, a conduta urgente é a extração, porque eles podem causar danos à saúde do bebê, como a deglutição ou aspiração”, explicou Luana.
A especialista ressalta que não há evidências científicas que comprovem a influência da alimentação materna sobre o surgimento dessa condição. Apesar da cirurgia, Luana garante que o procedimento não prejudica a saúde bucal da criança. “Mesmo quando a extração é necessária, não há prejuízo futuro para a criança, já que os dentes permanentes vão se desenvolver normalmente”, concluiu.
A recém-nascida passou pela cirurgia e, segundo a equipe médica, a recuperação está ocorrendo normalmente.
Com informações do G1









