10 de setembro de 2024

Bandeira de PVH tremula em monumento erigido no Trevo do Roque

peixe-post-madeirao-48x48

Bandeira de PVH tremula em monumento erigido no Trevo do Roque

peixe-post-madeirao

Num evento simples, mas de muito significado, foi hasteada, nesta segunda-feira (02), a bandeira de Rondônia, instalada na entrada da cidade de Porto Velho, no Trevo do Roque. Idealizador do monumento, o governador Confúcio Moura disse que o pavilhão, que simboliza o estado, deve inspirar a união dos rondonienses em favor do progresso.

O mastro de 25 metros e a bandeira podem ser vistos de variados pontos da cidade.
Cada empresa, cada escola, cada prefeitura devem, na opinião do governador, ostentar uma bandeira de Rondônia e assim demonstrar o amor ao estado. Ele citou como exemplo o Acre, onde a pavilhão do estado pode ser visto até mesmo nas residências.
O ex-governador Jorge Teixeira também foi citado por Confúcio Moura como exemplo de amor ao estado, fato que justifica a efígie instalada ao lado do mastro.

Segundo o secretário do Planejamento Orçamento e Gestão, George Braga, a ideia da construção do monumento surgiu em 2011, mas enfrentou uma série de entraves burocráticos até ser concretizada. Ele também fez referência a Jorge Teixeira pela determinação em levar a cabo a instalação do estado de Rondônia.

Para Braga, o arquiteto e artista plástico Júlio Carvalho, autor da efígie de Jorge Teixeira, e o arquiteto Silvio Carvajal Feitosa, autor do projeto da Bandeira de Rondônia, são exemplo da capacidade criativa do povo rondoniense.
A inauguração do mastro levou para o Trevo do Roque autoridades estaduais, além de Devanildo de Jesus Santana, representante do prefeito Hildon Chaves, e o grão mestre da Grande Loja Maçônica Aldino Brasil.

Também participou da cerimônia Silvio Carvajal, que é arquiteto e servidor público municipal. Ele tinha 17 anos quando participou e venceu o concurso que e escolheu o projeto da Bandeira do estado de Rondônia, que estava sendo instalado.
Oriundo de uma família tradicional, cujos primeiros representantes chegaram a Porto Velho entre 1915 e 1920, Silvio Feitosa disse que é motivo de orgulho testemunhar um trabalho de sua autoria, a bandeira de Rondônia, sendo reconhecido pela população do estado.
Feitosa destacou ainda que sua família sempre defendeu os valores da região e que cresceu com este sentimento, por isto decidiu participar do concurso em que foi escolhido o projeto da bandeira do estado.