O Banco da Amazônia (Basa) inaugurou duas novas unidades em Manaus nesta segunda-feira (27), ampliando o acesso ao microcrédito para pequenos empreendedores da cidade. As sedes ficam na Avenida Senador Álvaro Maia, 621, no Centro, e na Avenida Brasil, 2956, sala 04, no Compensa I.
A iniciativa visa facilitar o acesso a financiamento para quem tem ou quer abrir um pequeno negócio, tanto formal quanto informal. A expansão eleva para quatro o número de pontos de atendimento do Basa dedicados ao microcrédito em Manaus, além de um polo na área rural.
O senador Eduardo Braga (MDB) destacou a importância do programa, que leva o banco diretamente aos empreendedores. “É um programa diferente dos demais, pois ele vai até onde o microcrédito precisa ser fomentado. É uma ação ativa em busca de fomento à nossa região”, afirmou.
Com as novas unidades, o Basa já investiu mais de R$ 54 milhões e beneficiou cerca de 16 mil clientes na região. O presidente do banco, Luiz Lessa, ressaltou que a expansão faz parte do programa Basa Acredita, que oferece crédito para investimento em pequenos negócios, geração de renda e fortalecimento da economia local.
Um dos atrativos do microcrédito do Basa é o bônus de adimplência. Quem paga as parcelas em dia tem um desconto de 40% no valor total do empréstimo. “É um incentivo para que a pessoa tome um crédito, aplique o crédito de forma consciente para que ela possa crescer e se desenvolver”, explicou Lessa.
Além do crédito, os empreendedores também recebem suporte e treinamento em gestão de negócios, fluxo de caixa e outras áreas importantes para o sucesso do empreendimento. O banco planeja ampliar ainda mais sua atuação na região Norte, com a previsão de atingir 200 polos de atendimento até 2026 e disponibilizar mais de R$ 1 bilhão em financiamento para pequenos negócios.
A vendedora Luzenira Gonçalves, 53 anos, foi uma das microempreendedoras que assinou um novo contrato de crédito durante a cerimônia de inauguração. Ela pretende usar o recurso para melhorar seu negócio de churrasquinhos no Centro de Manaus. “Esse crédito veio numa boa hora, vai ajudar e muito para continuar o meu trabalho, comprar mais mercadorias, melhorar ainda mais a qualidade do meu negócio. Vou poder agora comprar mesas, cadeiras, ajeitar minha churrasqueira, comprar uma tenda”, comemorou.










