
Material didático será disponibilizado para alunos sem internet. Secretaria Municipal de Educação trabalha com hipótese de retorno presencial, inicialmente para o 5º ano. Macapá começa calendário escolar da rede municipal inicialmente com aulas remotas
Iniciou com aulas on-line nesta segunda-feira (19) o calendário escolar 2021 da rede municipal de ensino de Macapá para alunos do 1° e 2° período da educação infantil, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e alunos 1ª a 4ª série de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai disponibilizar materiais didáticos para quem não têm acesso à internet.
Confira o decreto da prefeitura válido até 26 de abril
Nesta primeira semana, até a sexta-feira (23), acontece o acolhimento da comunidade escolar para manter um diálogo prévio com pais e professores. Durante o encontro, são discutidas as medidas para que o modelo de retorno gradual beneficie todos os alunos.
Escola Paraíso das Acácias fica no bairro Muca, na Zona Sul de Macapá
Carlos Alberto Jr/Arquivo G1
De acordo com o secretário municipal de educação, Edielson Silva, a prefeitura trabalha ainda com a hipótese do retorno presencial para alunos do 5º ano a partir de segunda-feira (26), a depender do novo decreto de flexibilização de atividades.
“Dentro desse planejamento que fizemos junto à Semed, estamos prevendo que, dependendo dos dados epidemiológicos de Macapá e também do decreto que vai ser assinado pelo prefeito no próximo domingo, exista a possibilidade de um retorno gradual presencial a partir do 5º ano”, declarou Silva.
Caso seja definido o retorno das aulas presenciais, só poderão participar alunos com autorização dos pais. As turmas de 5º ano devem receber os estudantes num sistema de rodízio, com uma programação semanal de 50% da turma em dias alternados.
O secretário pede que os pais participem da semana de diálogo com o corpo pedagógico para que sejam esclarecidos os moldes do planejamento escolar a fim de receber os estudantes.
“O que está sendo feito nas escolas é a conversa com os professores dessas turmas e com os pais desses alunos do 5º ano que vão ser o nosso público-alvo nessa primeira etapa e também uma conscientização dos pais sobre a necessidade desse retorno presencial”, explicou.
Escola Municipal Pequeno Príncipe, em Macapá
Fabiana Figueiredo/G1
Após a realização de um curso ao longo de 2020, a Semed afirma que as escolas e professores estão preparados para receber o público infantil. Nos prédios escolares foram feitas ainda adaptações como instalação de pias e dispoitivo de álcool 70%.
O decreto municipal liberou a partir desta segunda-feira (19) o retorno das atividades presenciais nas escolas privadas, inicialmente na educação infantil, mas com restrições: 50% da ocupação em cada sala de aula e o restante das atividades sendo realizadas na modalidade remota.
Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá











