Informação é com a gente!

22 de dezembro de 2025

Informação é com a gente!

22 de dezembro de 2025

Associação Médica Brasileira defende continuação do uso de máscaras

peixe-post-madeirao
peixe-post-madeirao
Jornal Madeirão - 12 anos de notícias

Últimas notícias

12/12/2025
Publicação legal: Edital de convocação
12/12/2025
Publicação legal: Termo de adjudicação e homologação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
02/12/2025
Asprocinco: Comunicado de recebimento de recurso e publicação
08/10/2025
Aviso de licitação: Pregão eletrônico – licitação n. 90011/2025 – menor preço global
02/10/2025
Publicação legal: Termo de Homologação – Pregào 9009/2025
01/10/2025
Termo de Anulação – Processo Administrativo nº: 72868/2024
01/10/2025
Aviso de dispensa de licitação – PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº: 79818/2025
09/09/2025
Publicação legal: Aviso de reagendamento de licitação – 90010/2025
08/09/2025
Aviso de reagendamento de licitação – processo 72868/2024

Após a desobrigação do uso de máscaras de proteção facial em diversas cidades do país, a Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou, nesta quinta-feira (10/3), um comunicado recomendando que o acessório continue sendo utilizado pela população — sobretudo em ambientes fechados.

Nesta quinta, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a desobrigação do uso das máscaras em ambientes fechados. Na última semana, o emedebista havia publicado decreto que permitia a circulação de pessoas ao ar livre sem o acessório.

Outras capitais derrubaram a medida nesta semana. É o caso de São Paulo, onde a liberação vale apenas para ambientes abertos, e do Rio de Janeiro, que desobrigou o uso das máscaras em todos os espaços.

Em nota assinada por membros do Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid da AMB, a organização reconheceu que o país vive um momento de queda na média móvel de casos e óbitos causados pelo coronavírus. No entanto, mesmo com a melhora do cenário, os técnicos compreenderam que é preciso ter cautela ao acabar com as medidas.

“Uma flexibilização indiscriminada pode ampliar os riscos à população, ainda mais à parcela não vacinada ou com esquema incompleto e principalmente os imunocomprometidos”, comunicou a AMB.

Medidas não farmacológicas

A associação ressaltou que, além do uso de máscaras, é importante evitar aglomerações e seguir medidas como higienização das mãos.

“Com eventuais exceções, a prevenção, de forma geral, incluindo o uso de máscaras, deve ser mantida, com atenção particular aos locais fechados. É importante que a tomada de decisões nesse sentido seja feita com segurança e que cada Estado ou Município avalie os seus indicadores epidemiológicos e a sua cobertura vacinal”, ressaltou o grupo.

Os cientistas também relembraram os baixos índices na cobertura vacinal infantil contra a Covid, e reafirmaram a importância de imunizar a população de faixas etárias. (Metrópoles)

Página inicial / Brasil / Associação Médica Brasileira defende continuação do uso de máscaras