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19 de novembro de 2025

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Assistente virtual da Caerd realiza mais de 100 mil atendimentos em Rondônia

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O atendente virtual “Pingo”da Caerd, criado em 2020 assistiu milhares de clientes ao longo desses três anos, tirando dúvidas de consumidores relacionadas à conta de água e esgoto.

O assistente é resultado de ações do Governo de Rondônia para reforçar as orientações  aos consumidores que podem abrir registro de atendimento, acompanhar o andamento de uma solicitação, alterar a data de vencimento da conta, atualizar dados cadastrais, consultar histórico de consumo, negociar débitos pendentes, solicitar certidão negativa de débitos, dentre outros; de forma simples e intuitiva.

O chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas, por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais ou Inteligência Artificial – IA, com a finalidade de aperfeiçoar o atendimento.

Pingo

Pelo computador ou pelo celular, ao acessar o site caerd-ro.com.br, o atendente virtual Pingo aparece no canto esquerdo da tela oferecendo auxílio. O consumidor só precisa seguir o passo a passo indicado pelo atendente virtual. Se preferir, pode ser assistido também pelo WhatsApp – 69 99962-9192 ou facebook.com/caerdemacao.

Fluxos

“O serviço de atendimento virtual permite a automação dos processos comerciais, por meio da modelagem e desenvolvimento de fluxos e infraestrutura de Web Services, compatível com as mais variadas interfaces de integração do mercado”, esclarece o gestor da Gerência de Expansão Comercial – Gcec da Caerd, Jander Luiz Alves Paiva.

Dentre os serviços disponíveis há ainda a opção “fale com o atendente”, em que o usuário é transferido para a plataforma Contact Center; para os atendentes que possuem treinamento, assim como os que prestam assistência nas lojas de serviços da Caerd em Rondônia.