Na tarde da última terça-feira, dia 15, um evento que foi realizado no auditório municipal Eduardo Valverde, em Itapuã, marcou a assinatura da ordem de serviço de construção da nova ponte do rio Jamari.
O ato foi comemorado pelo prefeito do município, Moisés Cavalheiro (MDB), que destacou a importância da obra, não apenas para Itapuã d’Oeste, mas para grande parte da região do vale do Jamari.
Cavalheiro destacou que “a nova ponte irá interligar a cidade a setores rurais do município, como as Linhas B 40/A/B/C, / Azul 1, 2 e 3, Travessão 115 e Linha 120 e irá possibilitar o acesso à cidade de Alto Paraíso e ao Distrito Triunfo, pertencente à Candeias de Jamari”.
O prefeito, Moisés Cavalheiro, o vice- prefeito, Paulo Tramontinn, e o presidente da Câmara Municipal, Itamar José Felix, ouviram do representante da empresa responsável pela obra, o compromisso de início dos trabalhos, já nos próximos dias.
Thiago Orzil, da Construtora Trena, ressaltou que “ boa parte da mão obra a ser usada, cerca de noventa por cento será contratada na própria cidade”.
Outro ponto positivo da obra, que deve gerar emprego e movimentar o comércio da cidade.
Solenidade
Na solenidade estavam presentes ainda os deputados estaduais, Jean Oliveira, Chiquinho, Ezequiel Neiva e o deputado federal, Lindomar Garçon.
Além de representantes da Eletronorte, Luiz Henrique Hamann (Diretor Presidente), Roberto Parucker (Diretor de Engenharia), Hélio Cesar Monti (Gerente/Divisão de Obras de Transmissão Oeste), Edgard Bokel Costa (Divisão de Obras de Transmissão Oeste) da Eletobrás.
Desde 2002, a cidade aguarda uma solução para o transporte no local onde originalmente havia uma travessia. A nova ponte resolve também um antigo passivo deixado pela construção da Usina Hidrelétrica Samuel naquele município.
Em 2015, uma audiência pública para tratou do assunto.
Em junho do ano passado, o presidente da Eletronorte firmou o compromisso de reassumir as obras da ponte.
No 21 de dezembro, a Eletronorte assinou o contrato de execução das obras de recuperação estrutural e conclusão da ponte sobre o reservatório da Usina Hidrelétrica Samuel, em Itapuã do Oeste. A empresa executora das obras será a Trena Terraplenagem e Construções e o valor do contrato é de R$ 17,9 milhões.