O trabalho do Ministério Público de Rondônia (MPRO) na defesa da sociedade e no fortalecimento da justiça foi oficialmente reconhecido em sessão solene na Assembleia Legislativa, realizada na tarde de quarta-feira (6/8), em Porto Velho. A homenagem destacou a contribuição de membros da Instituição para o desenvolvimento do Estado de Rondônia.
Quatro integrantes do MPRO foram agraciados com honrarias: o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago; o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Ivanildo de Oliveira; o Secretário-Geral, Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, e a Promotora de Justiça Laíla de Oliveira Cunha Nunes, Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF).
Atuação que reflete o compromisso institucional
Ao agradecer a homenagem em nome do MPRO, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago, ressaltou que o verdadeiro foco da Instituição é o serviço à população.
“Nosso trabalho não é voltado ao reconhecimento, mas é gratificante ver o esforço da Instituição ser lembrado”, afirmou o PGJ. “É uma grande honra receber esta homenagem ao lado de colegas do Ministério Público e de cidadãos que se dedicam ao crescimento de Rondônia. Isso mostra que estamos no caminho certo, cumprindo nossa missão constitucional”, completou.
Trajetórias que fortalecem o MPRO
O Procurador-Geral também fez questão de enaltecer o trabalho dos demais membros homenageados, cujo desempenho, segundo ele, é fundamental para os resultados alcançados pela Instituição. “Tenho muita tranquilidade em exercer a função de Procurador-Geral porque estou cercado de pessoas competentes, comprometidas com o interesse público”, destacou.
Cada um dos membros foi reconhecido por sua atuação em frentes distintas, mas complementares: o Subprocurador-Geral de Justiça Jurídico, Ivanildo de Oliveira, foi homenageado por sua gestão como Procurador-Geral de Justiça (2021-2025), que garantiu uma atuação firme e resolutiva do Ministério Público.
O Secretário-Geral, Promotor de Justiça Tiago Lopes Nunes, foi celebrado por seu papel na gestão administrativa do MPRO e na articulação institucional, um trabalho vital para assegurar a eficiência da máquina pública e dar o suporte necessário para que a atividade-fim dos Promotores e Procuradores de Justiça chegue à ponta e beneficie o cidadão.
A Promotora de Justiça Laíla de Oliveira Cunha Nunes, reconhecida pela sua atuação à frente do GAESF, responsável por combater crimes contra a ordem tributária e garantir a recuperação de ativos para que o Estado possa aplicá-los em serviços essenciais como saúde, educação e segurança.
A homenagem do Poder Legislativo realça o compromisso do Ministério Público de Rondônia em atuar de forma permanente para garantir a ordem jurídica, o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e, principalmente, a defesa dos interesses da sociedade.